Estação Ecológica do Lago Dali Erhai / line+ studio

Estação Ecológica do Lago Dali Erhai / line+ studio - Fotografia de Exterior, OrlaEstação Ecológica do Lago Dali Erhai / line+ studio - Fotografia de ExteriorEstação Ecológica do Lago Dali Erhai / line+ studio - Fotografia de Interiores, Viga, FachadaEstação Ecológica do Lago Dali Erhai / line+ studio - Fotografia de Interiores, VigaEstação Ecológica do Lago Dali Erhai / line+ studio - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: line+ studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ce Wang
  • Arquiteto Responsável: Fanhao Meng
  • Arquitetos: Hao Xu, Yaliang He
  • Estagiários: Yifan Xu, Jinyue Zhang, Sitao Fang, Nijun Lin, Qizheng Yu, Ziyang Qiao, Jun Zhu, Yukuan He, Hao Deng
  • Paisaigistas: Shangyang Li, Jianbo Jin, Wenjie Zhang
  • Equipe De Projeto Engenharia Estrutural: Jin Wang, Shenglin Yuan, Jiayi Hu, Yanning Jiang, Bo Liu
  • Equipe De Projeto Engenharia Mecânica Elétrica E Hidrossanitária: Wei Liu, Yanping Chen, Shaohua Jiang, Xilin Pan
  • Colaboração Projeto Executivo: Dali Bai Nationality Autonomous Prefecture Urban and Rural Planning and Design Institute
  • Execução Estrutura De Concreto: Manoel Clearwater Concrete
  • Execução Interiores: Suzhou Golden Mantis Building Decoration Co., Ltd.
  • Cliente: Dali Cang'er Investment Co., Ltd.
  • Período De Projeto: 2020/07 - 2021/07
  • Estrutura: Concreto
  • Cidade: Dali
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Estação Ecológica do Lago Dali Erhai / line+ studio - Fotografia de Exterior, Costa
© Ce Wang

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Corredor Ecológico do Lago Erhai em Dali tem como objetivo estabelecer uma zona de amortecimento entre água-terra saudável e uma barreira ecológica. Ao longo do corredor de 129 quilômetros à beira do lago, várias estações de serviço foram planejadas, e este projeto é uma delas. O terreno está localizado ao longo da borda sudoeste do corredor cênico do Lago Erhai, perto da vila de Xiaoyizhuang. Diante do ambiente intocado da Montanha Cangshan, do Lago Erhai e das vilas pitorescas, o projeto visa intervir minimamente usando uma abordagem de arquitetura paisagística. Ele responde à relação entre o volume e a terra por meio de "ancoragem e suspensão", interagindo com o ambiente. Além disso, aborda a relação entre a localidade e a construção contemporânea por meio de "baixa tecnologia e baixo carbono", promovendo experiências inovadoras. Por fim, responde à relação entre a arquitetura pública e as pessoas por meio de "abertura e inclusão", criando uma plataforma para atividades diárias.

Estação Ecológica do Lago Dali Erhai / line+ studio - Fotografia de Exterior
© Ce Wang
Estação Ecológica do Lago Dali Erhai / line+ studio - Fotografia de Exterior
© Ce Wang

Ancoragem e Suspensão: Uma Nova Topografia Responsiva. Em resposta à dupla orientação de preservar árvores e conectar estradas, enfrentar Cangshan e contemplar Erhai, o volume se desdobra de sul a norte, partindo de uma "rachadura na paisagem", subindo gradualmente e criando uma plataforma para vistas panorâmicas e um abrigo para estadias breves. As considerações climáticas são outro aspecto crucial do projeto. Além das áreas funcionais, como banheiros e uma pequena loja, o desenho visa liberar o espaço sob a cobertura, facilitando a circulação de ar e introduzindo vistas panorâmicas, criando uma sensação de porosidade entre o interior e o exterior.

Estação Ecológica do Lago Dali Erhai / line+ studio - Fotografia de Exterior
© Ce Wang
Estação Ecológica do Lago Dali Erhai / line+ studio - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Concreto
© Ce Wang

Baixa Tecnologia e Baixo Carbono: Estratégia de Construção Local. Em relação à estratégia de materiais, integramos nossa percepção da paisagem local para extrair características materiais-chave. Escolhemos três materiais principais, pedra britada, concreto e madeira, para expressão contemporânea. Ao adotar uma série de medidas, alcançamos sustentabilidade de baixo carbono nas atividades construtivas.

Estação Ecológica do Lago Dali Erhai / line+ studio - Fotografia de Exterior, Viga
© Ce Wang
Estação Ecológica do Lago Dali Erhai / line+ studio - Fotografia de Interiores, Viga, Arco
© Ce Wang

A cobertura de placa dobrada, após cálculos estruturais paramétricos, alcança uma grande projeção em balanço. A cor do concreto exposto e a textura dos painéis de madeira são controladas com precisão por meio de simulações experimentais e maquetes no local. Durante a construção, uma fusão única é criada entre o sistema estrutural e o método de vigas invertidas. Isso envolve a conexão secundária da estrutura da cobertura para garantir a capacidade de suporte do beiral e sua impermeabilização.

Estação Ecológica do Lago Dali Erhai / line+ studio - Fotografia de Interiores, Viga, Fachada
© Ce Wang
Estação Ecológica do Lago Dali Erhai / line+ studio - Fotografia de Interiores, Viga, Janela
© Ce Wang

A base da parede utiliza calcário de origem local, abundante em Dali, e é construída com uma combinação de tamanhos variando de 150 a 450 mm. O sistema de drenagem da cobertura utiliza painéis de UHPC (concreto de alto desempenho). Ao empregar elementos paisagísticos, cria-se espaço suficiente para escoamento de água, direcionando a chuva para valas próximas após encontrar a inclinação.

Estação Ecológica do Lago Dali Erhai / line+ studio - Imagem 29 de 32
Corte 03
Estação Ecológica do Lago Dali Erhai / line+ studio - Fotografia de Interiores, Viga
© Ce Wang
Estação Ecológica do Lago Dali Erhai / line+ studio - Fotografia de Interiores, Viga
© Ce Wang

As portas e janelas são feitas de carvalho maciço, conhecido por sua durabilidade. O banheiro possui uma pequena porta de madeira maciça, e as janelas altas são equipadas com venezianas de madeira, equilibrando a ventilação natural com privacidade. As barras e chapas de aço deixadas no local da construção, após um processamento secundário, são usadas como corrimãos, degraus de escada, floreiras e outros componentes, para que se tornem parte da edificação e tenham uma nova vida.

Estação Ecológica do Lago Dali Erhai / line+ studio - Fotografia de Exterior
© Ce Wang

Abertura e Inclusão: Vida Pública Cotidiana. Dali se tornou um destino para inúmeros nômades digitais e viajantes na era pós-pandemia. Como um refúgio diário, a estação não é apenas uma plataforma de observação e parada de descanso, mas também uma plataforma para a vida pública urbana. A estrutura se abre para todos com um desenho simples e inclusivo. Enriquecida com diversas atividades, esta estação, que tenta se integrar à paisagem natural, está gradualmente se transformando em uma "paisagem viva" cativante.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Dali, Yunnan, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estação Ecológica do Lago Dali Erhai / line+ studio" [Dali Erhai Lake Ecological Rest Station / line+ studio] 01 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010137/estacao-ecologica-do-lago-dali-erhai-line-plus-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.