Parque da Ópera / Cobe

Parque da Ópera / Cobe - Fotografia de Exterior, Urbano, CostaParque da Ópera / Cobe - Fotografia de ExteriorParque da Ópera / Cobe - Fotografia de Exterior, Orla, Floresta, JardimParque da Ópera / Cobe - Fotografia de Exterior, JardimParque da Ópera / Cobe - Mais Imagens+ 19

Copenhagen, Dinamarca
  • Arquitetos: Cobe
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  21500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Tirado
Mais informaçõesMenos informações
Parque da Ópera / Cobe - Fotografia de Exterior, Urbano, Costa
© Francisco Tirado

Um jardim romântico que enfrenta os desafios contemporâneos. Em 2019, após um concurso de projetos, a Fundação A.P. Møller escolheu o escritório de arquitetura dinamarquês Cobe para criar um novo parque em uma antiga ilha industrial no porto interno de Copenhague. Localizada ao lado da Ópera Real Dinamarquesa, a área era um modesto gramado verde desde a conclusão da ópera há quase 20 anos. Atualmente, totalmente transformada, a ilha, que era primordialmente destinada ao desenvolvimento habitacional, agora abriga uma paisagem diversificada e natural. Chamado de Parque da Ópera, este novo espaço público à beira do porto cria um contraponto verde para a densamente construída área interna do porto de Copenhague.

Parque da Ópera / Cobe - Imagem 6 de 24
© Francisco Tirado
Parque da Ópera / Cobe - Imagem 23 de 24
Planta

O parque, com o tamanho de três campos de futebol, consiste em seis jardins de diferentes partes do mundo: a Floresta Norte-Americana, a Floresta de Carvalhos Dinamarquesa, a Floresta Nórdica, o Jardim Oriental, o Jardim Inglês e o Jardim Subtropical, abrigado em uma estufa e átrio em seu centro. Os diversos jardins surpreendem com elementos como uma fonte, um lago de nenúfares e uma piscina refletora, onde gotas de água de um mastro tocam suavemente a superfície em um ritmo reconfortante. Caminhos sinuosos e canteiros de flores orgânicas entrelaçam os elementos do parque.

Parque da Ópera / Cobe - Fotografia de Exterior
© Francisco Tirado
Parque da Ópera / Cobe - Fotografia de Exterior
© Francisco Tirado

Um oásis durante todo o ano, preparando o palco para todos os tipos de vida. Projetado para ser uma atração pública convidativa durante todo o ano, o parque apresenta nada menos que 628 árvores, 80.000 plantas herbáceas perenes e arbustos, e 40.000 plantas bulbosas, de todo o mundo. No total, 223 espécies exóticas e locais únicas proporcionam um pano de fundo vibrante e sempre em mudança para os visitantes. A aparência, o aroma, a cor e a densidade da vegetação variam com as estações. A primavera floresce em uma paleta de cores rica, o verão traz várias tonalidades de verde, o outono apresenta tons de vermelho e amarelo, e o inverno é dominado por pinheiros sempre-verdes e lagoas congeladas. A grande variedade de espécies vegetais e a diversidade de tamanhos criam um ambiente rico para pássaros e insetos encontrarem alimentos e abrigo.

Parque da Ópera / Cobe - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Francisco Tirado
Parque da Ópera / Cobe - Imagem 24 de 24
Corte

Uma estufa no coração. Além dos jardins, o parque possui uma estufa central com um café, proporcionando acesso a estacionamento subterrâneo sob a superfície do parque. A estufa é projetada como uma estrutura de vidro em forma orgânica com um telhado suspenso, destinada a surpreender e encantar os visitantes enquanto navegam pela paisagem exuberante. A estufa e o café garantirão que o Opera Park permaneça um destino vibrante durante todo o ano, mesmo durante o inverno, quando muitos parques de Copenhague ficam desolados. No interior, a estufa desce até os níveis de estacionamento, que acomodam até 300 carros, enquanto seu biótopo subtropical também desce verticalmente, entrelaçando o parque com os níveis subterrâneos.

Parque da Ópera / Cobe - Fotografia de Exterior, Jardim
© Francisco Tirado

Uma conexão coberta com a Ópera. O parque também apresenta uma conexão coberta com a adjacente Ópera Real Dinamarquesa por meio de uma passarela coberta sobre uma ponte paisagística, permitindo uma ligação protegida contra as intempéries entre o estacionamento e a ópera. Refletindo a arquitetura da estufa, o vidro curvo da passarela e o telhado flutuante evocam o design da paisagem em seu caminho sinuoso. Como uma das três pontes para a ilha, a conexão é projetada como um pedaço de natureza atravessando o canal do porto, integrando completamente paisagem e arquitetura.

Parque da Ópera / Cobe - Fotografia de Exterior
© Francisco Tirado
Parque da Ópera / Cobe - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Francisco Tirado
Parque da Ópera / Cobe - Fotografia de Exterior, Jardim, Aido
© Francisco Tirado

Aproveitando a chuva e o sol. A água da chuva é considerada um recurso valioso para o parque, sendo direcionada do telhado da Ópera Real Dinamarquesa para reservatórios subterrâneos de água utilizados na irrigação da estufa. Os caminhos foram planejados com uma superfície de cascalho permeável, e o excesso de água da chuva é coletado em leitos específicos para infiltração e evaporação. Os telhados verdes da ponte paisagística e da estufa capturam e atrasam a liberação da água da chuva no local, enquanto também servem como fonte de alimento para a fauna do parque. Painéis solares no telhado da Ópera fornecem energia para a instalação de estacionamento subterrâneo, o parque e a estufa. Os materiais escolhidos para o parque são robustos e totalmente recicláveis, e a abundância de árvores e plantações protege contra ventos fortes vindos do porto e do mar, reduzindo a turbulência e aumentando o conforto para os usuários do parque. Além disso, o terreno elevado protege a ilha contra inundações durante chuvas intensas e aumentos significativos no nível da água do porto.

Parque da Ópera / Cobe - Fotografia de Exterior, Fachada
© Francisco Tirado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:The Opera Park (Operaparken), Ekvipagemestervej 18, 1438 København K, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Parque da Ópera / Cobe" [Opera Park / Cobe] 30 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010049/parque-da-pera-cobe> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.