-
Arquitetos: Marina Uno Arquitectos
-
Fotografias:Fernando Alda
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa AC está localizada em um terreno perfeitamente plano, de planta quadrada e com orientação sul na recente extensão ao norte do conhecido bairro do Limonar, na cidade de Málaga, Espanha.
A residência é organizada por um sistema de faixas paralelas dispostas de norte a sul e atravessadas por um eixo de circulação que conecta as diferentes partes do programa.
O acesso ocorre através de uma cavidade profunda que perfura o volume dos quartos, construindo a fachada para a rua e se desenvolve em dois níveis. Em seguida está o hall de entrada, aberto para um pátio que conecta os três níveis da residência e introduz luz no porão.
A cozinha e a sala são dispostas na parte sul da residência, completamente abertas para o jardim e sombreadas por um pergolado que constrói um pórtico que se torna o espaço protagonista da residência.
Seguindo os princípios da arquitetura mediterrânea, a residência é projetada em torno da sombra. As aberturas são protegidas do sol direto com venezianas que permitem ventilação cruzada, o pátio gera sombra e frescor e a pérgula protege as grandes aberturas da sala e da cozinha da radiação direta. As paredes são construídas com um sistema de tijolos em forma de pilares que sombreiam as fachadas da residência. Tudo é pintado de branco com a intenção de reduzir a absorção de radiação solar.
A residência é construída com lajes finas de concreto armado apoiadas em paredes de tijolos e uma estrutura metálica fina que fica aparente no jardim. Foi dada uma atenção especial ao que é tocado e as carpintarias são fabricadas com madeiras tropicais, os pisos são revestidos com pedra calcária e as paredes são pintadas com cal.