Lançamento do livro "Eduardo de Almeida: Arquiteto"

Eduardo de Almeida: Arquiteto, de Alessandra Figueiredo, Cesar Shundi Iwamizu e Helena Ayoub Silva, é o mais recente lançamento da BEĨ

Eduardo de Almeida consolidou seu nome no panorama da arquitetura brasileira numa trajetória que se estendeu por pelo menos sessenta anos e transcorreu entre os escritórios de que fez parte e as salas de aula da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).

Dessa forma, seus projetos são resultado do diálogo do arquiteto e professor com colegas e estudantes, bem como com a pesquisa acadêmica, as inovações tecnológicas e o trabalho de contemporâneos como Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha. Reforçam a posição de Eduardo de Almeida na arquitetura brasileira seu comprometimento com a formação de gerações de arquitetos, assim como a diversidade de linguagens, técnicas, materiais, programas, escalas e lugares de seu trabalho.

O livro detalha esse percurso – que compreende obras como o edifício Gemini, as residências familiares Tassinari, Sigrist e Define, sedes de empresas dos setores de serviços e indústria e, mais recentes, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) – e apresenta os projetos do arquiteto paulista em ordem cronológica, por meio de descrições em texto, depoimentos de Eduardo de Almeida, desenhos e fotografias.

A seleção do material é detalhada por Alessandra Figueiredo e data do doutorado de Cesar Shundi Iwamizu, cuja pesquisa e texto servem de base para o ensaio que fundamenta a publicação. A apresentação é Helena Ayoub Silva, que, assim como Iwamizu, trabalhou com Eduardo de Almeida. Completa o livro uma entrevista com o arquiteto, na qual Eduardo fala dos anos de estudante, de sua carreira como professor e dos projetos em que trabalhou.

Eduardo de Almeida: Arquiteto tem projeto gráfico do Bloco Gráfico e edição bilíngue.

FICHA TÉCNICA
Título: Eduardo de Almeida - Arquiteto
Autor: Alessandra Figueiredo, Cesar Shundi Iwamizu, Helena Ayoub Silva
Projeto gráfico: Bloco Gráfico
ISBN: 978-65-86205-35-0
Idioma: Português, inglês
Páginas: 304
Formato: 18 x 24 cm
Acabamento: Capa brochura com lombo solto, no papel masterblank
Tipografia: New Rail Alphabet, Tiempos
Papel do miolo: Eurobulk 135 g/m2
Impressão: Ipsis
Ano: 2023
Preço de capa: R$ 120,00

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento do livro "Eduardo de Almeida: Arquiteto"" 20 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007127/lancamento-do-livro-eduardo-de-almeida-arquiteto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.