Hostel "O Caos é uma Escada" / DL Atelier

Hostel "O Caos é uma Escada" / DL Atelier - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaHostel "O Caos é uma Escada" / DL Atelier - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaHostel "O Caos é uma Escada" / DL Atelier - Fotografia de ExteriorHostel "O Caos é uma Escada" / DL Atelier - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Cama, VigaHostel O Caos é uma Escada / DL Atelier - Mais Imagens+ 40

Beijing, China
  • Equipe De Projeto: Yang Liu, Mohuai Hu, Qi Duan, Zhuoquan Cai
  • Estrutura: Xuemei Gao, Ping Li
  • Engenharia Elétrica: Yanming Hou
  • Climatização: Haifeng Guo
  • Cliente: Xiaoxi B&B
  • Cidade: Beijing
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Hostel "O Caos é uma Escada" / DL Atelier - Fotografia de Exterior
© Yumeng Zhu

B&B (bed and breakfast) e Jogos - No final de 2020, perto da Grande Muralha em Shuiguan, Beijing, criamos simultaneamente três projetos para o Xiaoxi B&B, sendo talvez mais apropriado chamá-los de hotéis rurais do que B&Bs. Já projetei e administrei esses hotéis antes e adorei a experiência de "romper com o cotidiano" através de um estilo de vida "aqui e agora". A arquitetura, por meio dessa concepção, não se torna apenas uma "construção volumétrica", mas se assemelha a um "parque temático" com as características de um jogo recíproco entre realidade e fantasia. Como é um jogo, deve haver regras. Os requisitos do proprietário são simples: manter as características das três casas existentes. E nós vamos criar as regras.

Hostel "O Caos é uma Escada" / DL Atelier - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Yumeng Zhu

A Grande Muralha e o Perigo - O local é único pois está próximo da Grande Muralha da Dinastia Ming. Essas características fortes se tornaram uma atração que não pode ser ignorada, o que me deixa mais ou menos relutante. Meu hábito é buscar a relação emocional entre as coisas e as pessoas. No entanto, como a Grande Muralha é tão tocante? Através de sua existência sobre-humana. Não se origina da vontade do ser humano de falar com o divino, como as pirâmides egípcias ou as linhas de Nasca. A Grande Muralha vem do "perigo". Por medo, escolhemos a montanha mais "perigosa". Essa energia e coragem são poderosas o suficiente para mudar algo tão grande quanto a terra, fantasiando essa surpresa ao enfrentá-la. Portanto, criar uma pequena provocação de "perigo" na construção de uma arquitetura me interessa. Isso trará algum estímulo e força diferentes? Não sei, mas estou curioso. Assim, definimos o jogo como três pequenas tentativas sobre "perigo".

Hostel "O Caos é uma Escada" / DL Atelier - Imagem 39 de 45
Localização
Hostel "O Caos é uma Escada" / DL Atelier - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Yumeng Zhu

Ato Ⅲ: "O Caos é uma Escada" - Sob a Grande Muralha - A Fortaleza Erdaoguan é o último capítulo do jogo. Historicamente, este local serviu como fortaleza para a capital. Huanghuacheng é conhecida como a "inexpugnável". Foi a primeira fortaleza defensiva, e Erdaoguan é sua extensão. Atualmente, as paredes estão em ruínas, e os restos de tijolos estão espalhados por toda a residência. Apenas duas fundações de pedra ainda estão escondidas sob as ervas daninhas, revelando inadvertidamente restos do passado. Nos últimos anos, os moradores locais construíram muitas casas novas. Não apenas as fortalezas, mas até a Grande Muralha está gradualmente desaparecendo. Em 2013, para impulsionar a indústria do turismo, os nativos reuniram antigos tijolos e restauraram uma fortificação na plataforma existente. Como resultado, tornou-se o edifício marco de Erdaoguan. A localização do projeto é aqui. Com o surgimento explosivo de dezenas de B&Bs, grandes e pequenos, a aparência da vila também sofreu tremendas mudanças. Por exemplo, quando ainda estávamos lutando para encolher o beiral em mais um centímetro, o prédio do nosso vizinho foi erguido. Os moradores locais estão muito dispostos a testemunhar e seguir esse fenômeno. Talvez a Grande Muralha já esteja acostumada com isso. 600 anos se passaram, e ela ainda permanece fiel à sua intenção original, mostrando implicitamente o imenso poder criado pelo perigo e a vontade resoluta de atravessar montanhas e rios.

Antenas caóticas - No local do projeto, as antenas, assim como a Grande Muralha, estão próximas e impossíveis de serem ignoradas. Sua disposição desordenada nos levou a evitá-las ou, no mínimo, a desviar o olhar. No entanto, cheguei à conclusão de que, quando aparecem ao mesmo tempo que a Grande Muralha, apesar do foco principal dos construtores não ser a forma, as antenas e a Grande Muralha parecem ter a mesma estética: a tensão trazida pela coragem de voar sobre o que quer que esteja abaixo. Elas também exibem uma relação contrastante. A Grande Muralha foi construída nas montanhas mais difíceis de se construir, enquanto as antenas foram construídas na estrada mais fácil de se implementar. A Grande Muralha é erguida com o objetivo de obstruir, enquanto as antenas são construídas para estabelecer conexões. Infelizmente, a conexão e a obstrução são dois lados da moeda que ocorrem simultaneamente. A Grande Muralha, apesar de parecer servir como uma conexão, foi construída como um meio de prevenção. O mundo conectado das antenas é ainda mais assim. Embora a internet tenha possibilitado a conectividade global, ela também nos aprisionou em sua teia. As conexões virtuais cortaram os relacionamentos da vida real, fazendo com que as pessoas ficassem presas em seus próprios casulos construídos de informações. A imagem dos entregadores ocupados nas ruas pode indicar os perigos dessa nossa era.

Hostel "O Caos é uma Escada" / DL Atelier - Imagem 34 de 45
Análise do Meio Ambiente
Hostel "O Caos é uma Escada" / DL Atelier - Imagem 35 de 45
Análise do Meio Ambiente

Imitando conexões - A indústria dos B&Bs atualmente muito popular também apresenta uma conexão e divisão entre experiências autênticas e check-ins de celebridades da internet. A Grande Muralha serve como um local de check-in de celebridades e o nosso projeto está localizado ao lado dela. Dada essa situação inevitável, seria mais sábio abraçá-la do que evitá-la. Portanto, imitamos a forma de conexão forçada entre a Grande Muralha e as antenas e criamos um terceiro tipo de elemento que parece estar conectado, mas na verdade está separado no local do projeto. É uma ponte que foi inserida acima dos prédios existentes. Ela se eleva e desce, rotaciona e gira, conectando e estendendo-se pelos prédios.

Hostel "O Caos é uma Escada" / DL Atelier - Fotografia de Exterior, Janela
© Yumeng Zhu
Hostel "O Caos é uma Escada" / DL Atelier - Imagem 41 de 45
Planta - Primeiro Nível
Hostel "O Caos é uma Escada" / DL Atelier - Fotografia de Exterior, Janela
© Yumeng Zhu

Ponte, Grande Muralha, Antenas - De acordo com as regulamentações do jogo, nos esforçamos para manter a estrutura original o máximo possível, mesmo demolido o galpão que bloqueava o centro do pátio. Após a dragagem, o pátio alongado desce gradualmente de oeste a leste em etapas. O restaurante do lado da rua foi escavado no terreno, permitindo uma visão mais direta da Grande Muralha de dentro do pátio e criando conexões visuais entre o interior e o exterior. O volume original é baixo, preservando a estrutura de madeira inicial, e o teto elevado no lado sul traz luz natural e a sombras das árvores circundantes. Apesar das proporções relativamente pequenas do espaço, ele ainda é bastante confortável.

Hostel "O Caos é uma Escada" / DL Atelier - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo
© Yumeng Zhu

A ponte que se estende por 30 metros de comprimento está situada acima dos volumes e do pátio. Um lado está voltado para a Grande Muralha na crista da montanha, e o outro lado se conecta aos resquícios de uma enorme passagem da cidade. Ao olhar para baixo ao longo da ponte e da fundação de pedra da Grande Muralha, as montanhas distantes e a fortificação aparecem novamente. No entanto, ao observar mais de perto, a Grande Muralha é cortada por uma estrada da vila. Não se sabe se um muro antigo já existia nesta área ou se os moradores quebraram a parede para criar um caminho. Como resultado, a ponte também é rompida e coberta de ervas daninhas, dando a impressão de que se pode passear por ela. Mas é essa lacuna que cria inadvertidamente a paisagem da ponte e da Grande Muralha mesclando-as nas fotos tiradas por celebridades da internet.

Hostel "O Caos é uma Escada" / DL Atelier - Fotografia de Exterior
© Yumeng Zhu
Hostel "O Caos é uma Escada" / DL Atelier - Fotografia de Exterior
© Yumeng Zhu

A conexão entre ilusões e a desconexão da realidade também é proeminente neste cenário. A fortaleza que antes existia ao longo da estrada antiga foi substituída por uma estrutura de madeira triangular translúcida. As paredes restantes à beira da estrada combinam com o terreno vago atrás e com as águias harrier voando no céu. As cenas simples da vida dos povos indígenas aparentemente se tornaram o pano de fundo ideal para as fotos das celebridades. As enormes janelas em ambos os lados do restaurante revelam o desejo do arquiteto de conectar espaços internos e externos. No entanto, isso se tornou um disfarce entre turistas e moradores pois não compartilham as mesmas experiências. A camponesa que descansa todos os dias ao pôr-do-sol acrescenta apenas um toque de realismo a esta cena.

Hostel "O Caos é uma Escada" / DL Atelier - Fotografia de Exterior, Corrimão
© Yumeng Zhu
Hostel "O Caos é uma Escada" / DL Atelier - Imagem 42 de 45
Planta - Segundo Nível
Hostel "O Caos é uma Escada" / DL Atelier - Fotografia de Exterior, Floresta
© Yumeng Zhu

Em contraste com o silêncio da Grande Muralha, as antenas são significativamente mais visíveis. Elas se erguem como pilares altos em todas as direções em direção ao terreno baldio deixado para trás na passagem da cidade. A Grande Muralha e os edifícios estão todos emaranhados nelas. A passarela aceita tranquilamente esse ataque feroz, optando não por evitá-lo, mas sim, dançar e interagir com as antenas. Não é apenas uma conexão física, mas também uma ponte que pode interligar turistas e moradores. É uma reflexão mútua entre estilos de vida virtuais e cenas da vida real. Assim como as antenas bagunçadas e onipresentes que costumam aparecer nas populares fotos de check-in, ignorá-las ou apagá-las é uma questão de escolha ou uma questão de habilidades de processamento de imagem?

Hostel "O Caos é uma Escada" / DL Atelier - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Cama, Viga
© Yumeng Zhu
Hostel "O Caos é uma Escada" / DL Atelier - Fotografia de Interiores, Viga, Tijolo
© Yumeng Zhu

Onde fica a estrada? Quando confrontado com o passado, abstenha-se de discutir o futuro. No presente, essa era infinitamente conectada pode suportar o custo de limitar a realidade? Talvez a resposta possa ser encontrada em plataformas de mídia social como TikTok ou RED.

Hostel "O Caos é uma Escada" / DL Atelier - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Yumeng Zhu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Huairou, Beijing, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hostel "O Caos é uma Escada" / DL Atelier" [Chaos is a Ladder Hostel / DL Atelier] 04 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000086/hostel-o-caos-e-uma-escada-dl-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.