1º lugar - Concurso Aberto Internacional Escola Amstetten / Atelier Thomas Pucher

 

O desafio no concurso para o campus da Escola Amstetten foi combinar as duas escolas secundárias existentes em um único local e complementar o programa com uma nova escola de música e um anexo para ginástica.

Situação

Com a área sendo caracterizada por um crescimento extremamente heterogêneo, com uma ampla série de edifícios de diversas funções e estilos, o projeto desenvolvido pelo Atelier Thomas Pucher, o qual ganhou o primeiro prêmio, é composto de um cubo compacto de cinco pavimentos que surge no entorno como um marco distinto. Além disso, o edifício é combinado a dois volumes mais baixos e três pátios inseridos sobre uma matriz xadrez.

Implantação Perspectiva

Este desenho intensamente formal atua como uma coroa estável em meio à expansão urbana, a característica principal do entorno.  O conceito primordial por trás do desenho formal é a criação de uma variedade de espaços que podem claramente organizar as funções da edificação. As fachadas externas são revestidas com painéis metálicos perfurados que funcionam como proteção dos raios solares e proporcionam tanto uma imagem de continuidade para o observador em seu exterior como um senso delicado de intimidade nos espaços internos.

© Bernhard Luthringshausen, Jan Schrader, MISS3

Os pátios são conexões visuais e físicas entre os diferentes volumes e ótimos espaços de encontro para as crianças durante os intervalos de recreação. Como para o cubo principal – “o cubo da educação” – o programa é distribuído nos cinco pavimentos em torno de um átrio central. Atuando como uma espinha, as escadas que se cruzam em seus patamares garantem acesso direto a todas as partes dos edifícios.

© Bernhard Luthringshausen, Jan Schrader, MISS3

A Amstetten é uma das primeiras escolas a serem registradas como um edifício verde “Climate Active” na Áustria, o que é equivalente a uma qualificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).  A construção está programada para o começo de Abril de 2012 e deverá ser concluída em Junho de 2014.

© Bernhard Luthringshausen, Jan Schrader, MISS3

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Escritório: Atelier Thomas Pucher
  2. Equipe: Thomas Pucher, Georg Auinger, Florian Fanta, Klaus Hohsner, Christine Pucher, Robert Lamprecht, Erich Ranegger, Peter Rous, Jan Schrader, Hannes Stöffler

 

Cita:Fernanda Britto. "1º lugar - Concurso Aberto Internacional Escola Amstetten / Atelier Thomas Pucher" 15 May 2013. ArchDaily. Accessed . <http://www.archdaily.com.br/43672/1o-lugar-concurso-aberto-internacional-escola-amstetten-atelier-thomas-pucher>
comments powered by Disqus