Glass Farm / MVRDV

Os investidores em Rembrand, a cidade de Schijndel e o MVRDV começaram recentemente a construção do Glass Farm (Fazenda de Vidro), um edifício multifuncional na praça principal da pequena Brabant, município de Schijndel. A edificação, com uma área construída total de 1,600m², conterá lojas, restaurantes, escritório e um centro de bem-estar. O exterior é revestido de vidro serigrafado com o motivo de uma típica fazenda local. A construção será concluída em Dezembro de 2012.

Cortesia MVRDV

A praça do mercado de Schijndel sofreu bombardeios da Operação Jardim do Mercado na Segunda Guerra Mundial e foi objeto de inúmeras ampliações e reformas. O arquiteto Winny Maas escreveu uma carta em 1980 e em 2000 para que a prefeitura adotasse a ideia de uma nova estrutura na praça entre a igreja, o edifício da prefeitura e a rua principal. Desde então, o MVRDV propôs repetidamente uma série de novas opções que pudessem ocupar o intervalo desta praça extraordinariamente grande. A Fazenda de Vidro é a sétima proposta do escritório para o terreno.

Cortesia MVRDV

Por coincidência, o envoltório definido pelos planejadores municipais possuía a forma de uma fazenda tradicional de Schijndel. Em colaboração com o MVRDV, o artista Frank van der Salm fotografou todos estes exemplares de fazendas restantes e a partir destas fotos, compôs uma imagem da “fazenda tipo”. Esta imagem será impressa usando um procedimento de sinterização sobre a fachada de 1,800m² de vidro, resultando em um efeito como os de vitrais nas catedrais. A impressão será mais ou menos translúcida, dependendo da necessidade de luz e visuais.

À noite, a estrutura será iluminada a partir de dentro, transformando-se em um monumento para a fazenda. Com uma altura de 14 metros, a Fazenda de Vidro é intencionalmente projetada fora da escala, sendo 1.6 vezes maior do que uma fazenda real. A imagem impressa segue esta argumentação, com a porta da fazenda sobreposta, por exemplo, com aparência de 4 metros de altura. Quando os adultos interagem com o edifício, eles podem experienciar o tamanho infantil mais uma vez, possivelmente agregando um elemento nostálgico da lembrança de recepção do edifício. Para afirmar este aspecto, existirá uma mesa e um balanço próximos da edificação, um jardim de fazenda escalado.

Cortesia MVRDV

Coincidindo com a conclusão da construção, uma exibição acontecerá no Museum Jan Heestershuis e um livro será publicado. O livro que será lançado pela editora NAIi Publishers explorará o desenvolvimento da Glass Farm, incluindo uma descrição literal dos longos procedimentos que levam a sua realização. O MVRDV concebeu o edifício junto com os engenheiros Hooijen, IOC Ridderkkerk para instalações, Brakel Atmos para a fachada e AGC para a impressão.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:MVRDV
  • Ano: 2049
  • Área construída: 1600 m²
  • Tipo de projeto: Uso Misto
  • Status:Em Construção
  • Materialidade: Vidro
  • Estrutura: Metal
  • Localização: Schijndel, Holanda

Sobre este escritório
Escritório
Cita: Gica Fernandes. "Glass Farm / MVRDV" 06 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-41878/glass-farm-mvrdv> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.