Sobre o projeto de reforma e design de interiores para a casa de vila, Jardins – SP O Studio GGA foi contratado, em julho de 2011, para fazer o projeto de reforma de uma casa de aproximadamente 140m2, localizada em uma charmosa vila no bairro dos Jardins, em São Paulo. A casa, construída nos anos de 1930, foi desconfigurada por reformas feitas no decorrer dos anos 1980 e 90.
A proposta foi recuperar as proporções da fachada, ampliar o térreo unificando as áreas de jantar, cozinha e sala de estar. Criar uma área externa maior e contemplativa, com uma edícula dividida entre um espaço para as filhas do cliente, lavanderia e um lavabo. No pavimento superior, construir um closet em um dos quartos que daria acesso – através de uma passarela com estrutura mista (em concreto e metálica)- a uma área privativa de lazer com ofurô.
Foram 7 meses entre projeto executivo e obra até a entrega da casa ao cliente, o Studio GGA mesclou materiais nobres e outros econômicos para chegar a um resultado criativo e que atenda o estilo de vida do cliente. Desenhou uma nova janela para recuperar as proporções da fachada, optou em passar a fiação por eletrodutos e, com a retida das paredes internas no térreo, 3 vigas metálicas e 1 nova coluna foram colocadas para garantir a sustentação da casa. O assoalho é madeira pinus, assim como o revestimento e decks da área externa. Os armários da cozinha, área de jantar e sala de estar seguem alinhados na mesma parede. O sofá foi desenhado exclusivamente para esse projeto.
Sabendo da predileção do cliente pela cozinha, uma grande bancada em corian com 5m de comprimento foi desenhada para criar um espaço completo com cooktop, coifa, forno, ampla pia e uma mesa para 6 lugares. Ainda no térreo, 2 grandes portas pivotantes feitas com caixilho de madeira e amplos vidros.
O desenho original da escada foi mantido, sobre o corrimão foi feito uma caixa de madeira. Sob a escada, uma adega para 162 garrafas e um maleiro.
No pavimento superior, um quarto com acesso a uma varanda e, no outro quarto, foi construído em concreto aparente um closet. Esse closet possui uma passarela que conecta o dormitório a uma área privativa de lazer, com um ofurô. Um detalhe interessante é que durante a raspagem da parede desse quarto, um afresco, provavelmente do mesmo ano da construção da casa (1930), foi encontrado e um pedaço, em bom estado, mantido.
- Fornecedores
- Bancada em corian: Pró Art’s
- Esquadrias: Mercosul
- Vidros, espelhos e piso vinílico: Decorpisos
- Mármores e pedras: Itú Marmores
- Coifa: Coifamax
- Fotografia (térreo): Zipper Galeria Felipe Morozini (Um lugar ao sol II - 100 x 150 cm)
- Sofá (sala): Desenho: GGA / Fabricação: Arranjo estofados
- Tapete (sala): Phenícia
- Cadeiras (jantar): About a chair (Hay) - Danish Design
- Cadeira (quarto principal): Wishbone chair (Wegner collection) - Danish Design