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Arquitetos: Gastón & Ruiz Pardo
- Área: 24011 m²
- Ano: 2011
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Fotografias:Jesus Granada, Jorge Allende
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Fabricantes: BANDALUX
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado na periferia da cidade - na extremidade da extensão urbana do distrito de Bilbao Miribilla. Uma testada do terreno enfrenta a terra em socalcos, o campo, as montanhas e a estrada de acesso à cidade. No outro lado, blocos residenciais vizinhos e o parque a sul. O projeto brinca com volume e escala, assim como as ligações em seu entorno imediato e a paisagem distante. Assim, a fachada quase cega voltada para a rodovia torna-se uma forma perfurada em seu contato com as casas, ou com os grandes espaços vazios verticais que permitem a entrada de luz na área de escritório.
Os materiais também se misturam com as várias formas das imediações. Vista de longe, a forma aparece como uma massa de ardósia preta. Um objeto abstrato que suaviza seu contato com o pedestre através de uma base de madeira de cedro. A ordem tradicional de uma base de pedra e estrutura de construção leve é revertida para atingir um contato mais próximo e quente.
No interior, o edifício está dividido em duas partes de acordo com a utilização: a área de escritório e a área esportiva, que inclui o tribunal Fronton e o Trinquete. O espaço interior esportivo é construído como uma articulação de grandes espaços vazios gerados pela estrutura das arquibancadas. O espaço interno é um espaço contínuo e aberto que varia sequencialmente a partir da compressão dos corredores para as zonas expandidas concebidas para convívio e a prática esportiva. Uma paisagem interna foi criada repleta de conexões visuais e espaciais. Um fluido espaço interno poroso com divisões que são pouco perceptíveis, mas que conseguem, no entanto, segmentar diferentes usos.
Os diferentes níveis entre os dois lados do lote são explorados para separar as entradas e definir as circulações da planta. Desde o sul, é realizado o acesso para os escritórios das Federações Sporting de Biscaia através de um calçadão. No Norte, e em um nível superior o Fronton e o Trinquete podem ser alcançados através de uma praça principal, que continua no interior do edifício e torna-se um grande pátio público. O acesso está abaixo do nível de Fronton, desenvolvendo-se em um grande espaço. A partir da entrada, veem-se a meia altura as arquibancadas em direção ao campo, chegando através de suas empenas cegas de concreto que enclausuram o campo de jogo e apoiam a cobertura que ilumina o espaço.
A grande massa, o espaço e a iluminação natural evocam a sensação de estar em um dos primeiros campos de jogos ao ar livre. A solução da claraboia permite a entrada de uma grande quantidade de luz, mas focalizada na área de jogo, deixando o espectador em um nível diferente que gradualmente acaba na escuridão, de modo que a área de esporte ganhe uma espécie de "efeito teatral". Ambos Trinquete e o Fronton têm suas próprias soluções de iluminação intimamente ligadas às suas intrínsecas formas espaciais e estruturais, enfatizando sua profundidade e verticalidade.
O espaço é estritamente definido pela estrutura que consiste de uma série de paredes de concreto e pilares que apoiam superfícies dos degraus sobrepostos, uns sobre os outros. Nas paredes perimetrais repousa a estrutura da cobertura metálica composta por treliças de aço. A solidez traz as grandes luzes que cobrem, mas também definem as claraboias profundas que apoiam e dão forma ao espaço. O ritmo / padrão que surge na estrutura permite que as instalações sejam concentradas nas faixas estreitas e a luz natural nas mais largas.
Na extremidade sul do edifício, com acesso independente, está uma área de escritórios conectada com o resto do interior por meio de uma estação de serviço. A luz entra no edifício através de profundos shafts verticais cuja forma barra a luz solar direta. O layout resultante do nível de escritório é a de um tridente onde cada compartimento recebe iluminação a partir de dois ângulos. A grande área de superfície funcional é obtida a partir de uma forma compacta, evitando o aparecimento de áreas de trabalho muito rebaixadas, preservando a forma global do prédio. Estas perfurações na massa sólida de que o edifício é composto, além de iluminação e uma intencional brincadeira ambígua com a escala do edifício, também permite que ele emita luzes a noite. A presença deste objeto cego, com sua massa sólida e de pedra, de onde vaza luz através de buracos do interior oco, evidencia as atividades em seu interior. É uma experiência urbana nos limites da cidade.