Edifício Residencial CASP 74 / Bach Arquitectes

Edifício Residencial CASP 74 / Bach Arquitectes - Mais Imagens+ 9

Barcelona, Espanha
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetar um edifício residencial em pleno Ensache de Barcelona 150 anos depois da aplicação do Plano Cerdá obriga a uma reflexão extrema sobre aqueles aspectos do projeto que mais se distanciam do esteriótipo do Ensanche. Entre eles, e um dos mais relevantes, é a função e o papel da fachada, já que a pegada das mudanças na sociedade e em sua própria representação resulta mais evidente.

© José Hevia

Adaptar a fachada às novas necessidades e manter o respeito e o diálogo com tantos anos de história é a busca do projeto CASP 74; utilizando uma linguagem contemporânea que interpreta algumas das soluções das fachadas prototípicas do Ensache (ideia subjacente nas normas).

© José Hevia

Tudo sem renunciar a sutis aportações formais. Sirva de exemplo, em alguns casos, a levitação da malha que compõe todos os pavimentos na fachada principal, sobre o térreo, separado dos mezaninos pelo vidro, ou sua extensão para ambas empenas por "desaparição" das mesmas; e em outros, como na fachada posterior, a ideia de completar a paisagem de galerias de um interior da quadra relativamente bem conservado. Em ambas fachadas se trata de reinterpretar a varanda, as persianas, as fáscias e as cornijas para conseguir um edifício que se integre na paisagem construída com uma linguagem claramente contemporânea.

© José Hevia

O programa do edifício consiste em 27 apartamentos distribuídos em térreo + 5, e dois locais comerciais com mezanino dando frente à rua Casp. A planta tipo aloja cinco apartamentos de um e dois dormitórios, e a planta superior dois de dois dormitórios e dois de uma habitação, enquanto que no térreo há três dúplex com jardim próprio que se distribuem na fachada do interior da quadra. No subsolo, há um estacionamento de dois pavimentos que aloja 34 veículos. A fachada que da frente à rua é solucionada através de uns painéis fixos formados por peças especiais de grés na posição vertical, que são marcadas por um fino marco de aço, assim como umas persianas de correr, de alumínio, que geram privacidade e controla a luz necessária à suas grandes folhas de vidro. A fachada do pátio da quadra é resolvida com uma retícula de aço que marca as amplas janelas dos apartamentos. A proteção solar e a privacidade se resolvem aqui com persianas retráteis de alumínio lacado que criam uma fachada em constante mudança e em movimento.

© José Hevia

Na cobertura do edifício há captadores solares para água sanitária quente, conectados ao sistema de climatização das habitações para reduzir o consumo energético. Este feito, combinado com a ventilação cruzada de todas as habitações através dos generosos pátios interiores e a proteção solar passiva que compõe as fachadas, fazem com que o edifício possa funcionar com a mínima necessidade de meios ativos de climatização.

Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:-

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial CASP 74 / Bach Arquitectes" [Edificio de Viviendas CASP 74 / Bach Arquitectes] 15 Fev 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-96154/edificio-residencial-casp-74-slash-bach-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.