Centro Cultural Principado de Astúrias / Oscar Niemeyer

Avilés, Principado de Astúrias, previa além do museu e do auditório, um extenso bloco destinado à administração. O projeto foi destinado ao arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, que então criou o Centro Cultural Principado de Astúrias, o Centro Niemeyer.

A solução a adotar parecia óbvia ao arquiteto, ao ver a planta do terreno escolhido, adotou uma praça ladeada pelo auditório e pelo museu, tendo como plano de fundo o extenso bloco de administração.

O auditório, com capacidade para 2.000 pessoas,  possui uma solução já utilizada no Brasil, com o maior sucesso, o palco aberto para a praça, levando ao povo nela reunindo espetáculos de dança, música e etc.

© Iñigo Bujedo-Aguirre

No museu, o piso intermediário cobre parte do grande salão e cria níveis diferentes que levam ao interior do edifício um aspecto mais leve e variado, a contrastar com a simplicidade da cúpula projetada.

© Iñigo Bujedo-Aguirre

No prédio da administração, um bloco todo envidraçado sobre pilotis, são priorizadas a simplicidade e a flexibilidade interna.

© Iñigo Bujedo-Aguirre

E fiquei a imaginar tudo funcionando. Uns no auditório a assistirem ao espetáculo programado, outros a percorrerem as exposições pelo piso intermediário, vendo através dos vazios previstos o grande salão embaixo. E não raro o palco do auditório aberto para a praça e o povo a acompanhar com entusiasmo o espetáculo de música ou de balé, que, do palco iluminado, o auditório lhes oferecia“, diz Niemeyer sobre seu projeto.

© Iñigo Bujedo-Aguirre

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Oscar Niemeyer
  • Ano: 2006
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Operação projetual:Projeto
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Avilés, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Vídeo: Duosegno Visual Design

Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Centro Cultural Principado de Astúrias / Oscar Niemeyer" 22 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-81621/centro-cultural-principado-de-asturias-oscar-niemeyer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.