Linha José / Maurício Arruda

Linha José  é uma família de móveis para armazenagem produzida com materiais e processos menos agressivos ao meio ambiente e uma linguagem informal e tipicamente brasileira. O eco‐design da coleção contemplou a análise de toda a vida útil do produto buscando amenizar ao máximo o desperdício de energia, material e o impacto ambiental, além de preocupar‐se com questões socioeconômicas e os aspectos culturais de seu uso.

© Felipe Morozini

Linha José  buscou inspiração das feiras livres de frutas, verduras e legumes super características nos bairros residenciais brasileiros. O aspecto informal e transitório desses espaços deu origem as estruturas de madeira com design leve e simples que carregam as caixas de plástico coloridas. O desenho dos pés é o mesmo dos carrinhos dos carregadores de papéis, lixo reciclado e dos próprios feirantes. O resultado é um móvel com identidade, consciência ecológica e simplicidade na forma e função.

© Felipe Morozini

Todas as fases do ciclo de vida do produto foram consideradas durante o desenvolvimento do seu design. As chapas de madeira maciça de Teka possuem selo de certificação ambiental FSC ‐ Forest Stewardship Council. A certificação florestal garante que a madeira utilizada em determinado produto é oriunda de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável, e no cumprimento de todas as leis vigentes.

© Felipe Morozini

O tratamento das chapas de madeira foi feito com cera natural de Carnaúba, dispensando o uso dos acabamentos a base de solventes. As caixas de plástico utilizadas são produzidas a partir de plástico reciclado, num processo já incorporado pelas fábricas que as produzem. Os pés são fabricados em barras de ferro maciças apenas cortadas e dobradas com acabamento anti‐ferrugem e pintura automotiva. O projeto de produção dos móveis também se preocupou com a quantidade de resíduos produzidos em fábrica, o que definiu as medidas de cada móvel considerando o máximo aproveitamento das chapas de madeira.

© Felipe Morozini

O design dos móveis também sugere novas formas de uso devido as caixas de plástico serem soltas do móvel. Gavetas, em geral, não são usadas separadamente dos móveis. As peças possibilitam que os usuários possam armazenar e transportar objetos, brinquedos, alimentos, roupas, livros, garrafas, ou qualquer outra coisa dentro e fora de casa. Compras, por exemplo, podem ser transportadas entre o supermercado e o seu destino, dispensando o uso de sacolas plásticas. Além disso, as caixas são empilháveis e por isso, podem ser reorganizadas fora do móvel conforme a necessidade do usuário.

Ficha técnica:

  1. Vendas: www.carbonodesign.com.br

Sobre este escritório
Cita: Gica Fernandes. "Linha José / Maurício Arruda" 02 Nov 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-3892/linha-jose-mauricio-arruda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.