Spinpark / Cerejeira Fontes Arquitectos

 

O edifício é designado para alojar pequenas e médias companhias tecnológicas e um espaço cultural. É esperado que se torne uma referência cultural e berço para novas companhias em um novo parque tecnológico.

Cortesia de Cerejeira Fontes Arquitectos

O terreno foi caracterizado como um espaço vazio com poucas referências. Há um plano diretor que ainda não foi executado. O edifício é composto por alguns volumes individuais envolvidos por uma pele externa em espiral.

Localização

O exterior é delimitado por uma contínua forma em concreto que expõe o interior translúcido da construção onde as caixas das companhias estão penduradas. Possui um efeito similar ao descascar de uma laranja, sendo mais denso no centro e mais escasso conforme nos afastamos. O efeito do espiral nos permite ver os espaços internos do edifício, tornando-o mais permeável a luz e ao entorno.

Cortesia de Cerejeira Fontes Arquitectos

O acesso do edifício é na direção do elemento opaco que unifica o bloco de cima para baixo e que permite que entremos no nível da rua. O bloco é definido em partes o que possibilita que cruzemos o espaço externo entre o estacionamento e o futuro parque ao sul, permitindo que as pessoas vejam o interior do edifício. A entrada principal está localizada no meio da estrutura sendo distinguida por uma fachada de maior dimensão.

Cortesia de Cerejeira Fontes Arquitectos

As caixas para os serviços dos negócios tecnológicos funcionam como elementos modulares que podem ser estendidos conforme as necessidades de cada empresa. Elas estão conectadas a elementos estruturais e suspensas no quadrado, propiciando diferentes gradações de transparência e luz ao volume na área central. O nível 3 pode se tornar uma extensão de espaço para aquele determinado assunto.

Cortesia de Cerejeira Fontes Arquitectos

No nível térreo, uma praça semi-pública é criada para proposições culturais. O edifício será um ponto referencial em todo o campus tecnológico, espaço de encontro e palco para eventos e exposições. As caixas suspensas dos primeiro e segundo pavimentos acomodam as áreas administrativas. Elas estão elevadas sobre a praça pública. A separação das caixas permite que a luz pouse sobre a praça, criando intensidades diferentes de iluminação e transparência no espaço central.

Cortesia de Cerejeira Fontes Arquitectos

O edifício foi projetado de modo a explorar o uso de luz natural em todos os seus ambientes, a maior parte refletida ou indireta, aumentando a economia de energia e o conforto visual. O envelope externo de concreto promove sombra no verão, evitando um superaquecimento dos espaços internos. As caixas suspensas são separadas propiciando ventilação natural.

Cortesia de Cerejeira Fontes Arquitectos

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Cerejeira Fontes Arquitectos
  • Ano: 2008
  • Área construída: 4484 m²
  • Endereço: Caldas das Taipas Guimarães Portugal
  • Tipo de projeto: Comercial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Caldas das Taipas, Guimarães, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Cerejeira Fontes Arquitectos
  1. Cliente: Avepark, Parque de Ciências e Tecnologia

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Spinpark / Cerejeira Fontes Arquitectos" 31 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-26749/spinpark-cerejeira-fontes-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.