Edifício Axis / dhk Architects

Edifício Axis / dhk Architects - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: dhk Architects; dhk Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  10000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Albert Carpets, Anchor Steel Projects, Dracon Contractors, Ja-Lite, Joos Joiners, Kalley Flooring, Libra Flooring, Ohlhorst, Sangengalo, Schmidt Custom Steel, Tyger Wood, Ultra Signs, West Cape Projects, World of Windows
  • Contratante Principal: WBHO
  • Orçamentista: RLB Pentad
  • Engenheiros Estruturais: Aurecon
  • Engenheiros Mecânicos: JD Reitz
  • Engenheiros Elétricos: JD Reitz
  • Cliente: Rabie Property Group
  • Pavimentos: 11 pavimentos
  • Cidade: Cidade do Cabo
Mais informaçõesMenos informações
© Wieland Gleich

Descrição enviada pela equipe de projeto. A dhk Architects concluiu recentemente um edifício de apartamentos concebido como um monolito com diferentes recortes e identificações. O edifício, que foi desenvolvido pelo Rabie Property Group, possui 85 apartamentos residenciais de luxo e coberturas complementados com espaços comerciais e de varejo de pequena escala no nível do térreo. Ocupando uma importante posição na Cidade do Cabo, foi projetado para aproveitar as vistas da Table Mountain e do Oceano Atlântico. O edifício conecta-se com o meio ambiente em uma infinidade de formas estratégicas, estabelecendo um precedente para empreendimentos residenciais urbanos conscientes na cidade.

© Wieland Gleich
Planta - Térreo
© Dave Southwood

A forma compacta do edifício envolve-se e sobe gradualmente, orientando a maioria dos apartamentos para a vista da cidade. Sua forma exclusiva é adornada com cortes visuais que permitem que os espaços de circulação obtenham vislumbres da cidade ao seu redor, conectando a circulação interna ao mundo externo. A forma ainda cria terraços dinâmicos e atividade em diferentes alturas, culminando em generosas unidades de cobertura. Transportando cada habitante em uma viagem panorâmica até o seu destino, um grande elevador panorâmico percorre toda a altura do edifício e está posicionado no auge de sua massa. Um elemento de destaque do projeto, o exterior do elevador é completamente revestido em alumínio vermelho e fica dentro de um eixo de vidro voltado para a Table Mountain.

© Dave Southwood

Contribuindo para a estética contemporânea do edifício, a dhk utilizou painéis de alumínio acetinado (ACP) de 2500 mm x 1250 mm para envolver a fachada. Esta abordagem foi utilizada para definir claramente a aparência monolítica com o jogo da luz natural  e sombras, criando a articulação. Os painéis foram dobrados e prensados para criar o perfil de um acabamento de grande formato. Os painéis revestidos foram escalonados, enquanto a fenestração do edifício é igualmente escalonada, mas em uma grade de 1800mm totalmente separada, criando a aparência complexa da fachada.

© Dave Southwood

No coração do edifício há um átrio, como resultado do espaço negativo criado pela forma de construção envolvendo-se. Este espaço de 30m x 13m atua como um abismo de luz que captura a luz do norte e a entrega até mesmo nos andares mais baixos. No térreo, há um pátio formado por tijolos pintados de branco que cria um mundo alternativo dentro do prédio. A natureza texturizada rústica desta área foi intencionalmente projetada para complementar o revestimento externo suave e elegante. Uma série de espaços públicos e comerciais envidraçados transparentes rodeiam o pátio, que se estende para jardins paisagísticos - oferecendo vistas de 360 graus, conectando as áreas internas ao ambiente externo. Dentro do pátio, um material de alumínio altamente refletivo envolve a escadaria.

© Wieland Gleich

Cada apartamento foi meticulosamente projetado para otimizar pontos de vista, luz e proporcionar uma generosidade de espaço que se estende ao fornecimento de amplos terraços externos. Acabamentos de alta qualidade foram especificados internamente e externamente para garantir a beleza duradoura do design moderno. Um concierge 24 horas no tribunal de entrada completa a natureza exclusiva do complexo. O edifício, chamado Axis, complementa a maior estratégia urbana da região, criando uma série de espaços públicos, semi-públicos e privados e tribunais urbanos - desafiando ideias associadas à vida em apartamentos. Uma praça urbana pública foi introduzida como um espaço de entrada e chegada que é alimentado por rotas ao longo da rede de pedestres e leva ao pátio do edifício.

© Dave Southwood

© Dave Southwood

Henry Abosi, diretor associado da dhk e principal arquiteto, diz: "Elementos do Eixo estão elencados em narrativas abstratas homenageando a literatura clássica; do crescendo em forma de coroa aos três momentos urbanos, ao mesmo tempo em que respondem a aspectos contenciosos das realidades. Por exemplo, os grandes cortes gestuais e cortes no edifício oferecem vistas da Ilha Robben, Ilha Intaka e Tygerberg Hills, permitindo vistas deslumbrantes para o exterior, mesmo a partir das fendas internas do edifício". O Axis é o mais recente desenvolvimento no vibrante Bridgeways Precinct em Century City. Outros desenvolvimentos na área incluem os empreendimentos comerciais Sable Park e Bridge Park - ambos também projetados por dhk.

© Dave Southwood

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:1st Floor The Annex 2 Energy Lane, Bridgeways Precinct, Century City, Cidade do Cabo, 7441, África do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Axis / dhk Architects" [Axis Building / dhk Architects] 10 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916554/edificio-axis-dhk-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.