Flickr user : hairyeggg

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Em foco: Kenzo Tange

Kenzo Tange (4 de setembro de 1913 - 22 de março de 2005), o arquiteto vencedor do Pritzker que ajudou a redefinir o Japão após a Segunda Grande Guerra, levando rapidamente o país ao Modernismo, completaria hoje 102 anos. Inspirado por Le Corbusier, Tange decidiu estudar arquitetura na Universidade de Tóquio em 1935. Trabalhou como planejador urbano, ajudando a reconstruir Hiroshima após a Segunda Guerra Mundial, e atraiu a atenção internacional em 1949, quando seu projeto para a o Memorial e Centro da Paz de Hiroshima foi selecionado. Tange continuou a trabalhar e teorizar sobre o planejamento urbano durante os anos 50; seu "Plano para Tóquio 1960" repensou as estruturas urbanas e influenciou profundamente o movimento dos Metabolistas.

Clássicos da Arquitetura: Centro da Paz de Hiroshima e Parque Memorial / Kenzo Tange

Clássicos da Arquitetura: Centro da Paz de Hiroshima e Parque Memorial / Kenzo Tange - Memorial

Clássicos da Arquitetura: Centro da Paz de Hiroshima e Parque Memorial / Kenzo Tange - MemorialClássicos da Arquitetura: Centro da Paz de Hiroshima e Parque Memorial / Kenzo Tange - MemorialClássicos da Arquitetura: Centro da Paz de Hiroshima e Parque Memorial / Kenzo Tange - MemorialClássicos da Arquitetura: Centro da Paz de Hiroshima e Parque Memorial / Kenzo Tange - MemorialClássicos da Arquitetura: Centro da Paz de Hiroshima e Parque Memorial / Kenzo Tange - Mais Imagens+ 11

Nos dois percussos que levam à praça do edifício, a perspectiva simétrica é ponto fundamental em suas configurações. Num deles, o espelho d'água, que abriga na sua extremidade uma escultura em arco. No outro, um extenso percurso tem como vista o edifício em toda sua extensão e uma fonte no centro ao fundo.