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Arquitetos: Neri&Hu Design and Research Office
- Área: 1990 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:STUDIO FANG, Runzi Zhu
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu de Belas Artes de Qujiang está localizado na parte inicial da cidade de Xi’an, ao sul do famoso Giant Wild Goose Pagoda, na China. O cliente solicitou um novo ícone arquitetônico na entrada leste do museu. Em resposta ao briefing, a proposta da Neri&Hu adota a ideia de um monumento urbano monolítico como conceito definidor, não apenas para satisfazer as funções culturais e comerciais recém-expandidas do museu, mas também para servir como uma âncora e um símbolo duradouro da história social para o entorno urbano. Como a vizinhança é ocupada por galerias, a intervenção minimiza o impacto do novo edifício por meio de uma consideração cuidadosa do volume e do detalhamento arquitetônico.
O volume é composto por quatro partes: a Base parcialmente escavada, o espaço de circulação do Passeio Escultural, a Plataforma elevada e, por último, o Monumento. Toda a base é feita com concreto moldado no local. Parcialmente rebaixada em relação ao nível da praça existente, a base é concebida como um térreo contínuo para o público.
Na entrada do primeiro andar, Neri&Hu manteve parcialmente os largos degraus originais. Eles descem para se conectar a uma praça rebaixada. A sólida base de concreto contém os antigos espaços do museu e restaurantes que foram mantidos, juntamente com funções recém-inseridas, como espaços de varejo e banheiros públicos. Estas funções inseridas complementam as atividades da rua pedonal adjacente.
Da praça no térreo, uma série de escadas rolantes leva ao museu subterrâneo no nível B2. As escadas rolantes estão ocultas dentro de uma forma escultural, apresentando espaços intermediários que variam entre compressão e expansão, banhados pela luz dos três andares acima, bem na base da praça rebaixada, proporcionando uma atmosfera marcante. Pairando logo acima da base está a Plataforma que se expressa como uma construção composta por pilares e vigas, com uma malha de colunas de pedra e paredes de vidro que sustentam os espaços de varejo de uma edificação com cobertura flutuante. Este nível de comercial é intencionalmente expresso como uma parede cortina para destacar a separação entre a linguagem esculpida da base e o volume circular da potência cívica acima.
Finalizado o novo volume está o Monumento, que abriga um lounge no segundo andar e um anfiteatro ao ar livre acima. A elevação é composta por peças de travertino vermelho em forma de diamante dispostas em intervalos para acentuar a reflexão da luz. Na extremidade noroeste do edifício existente, uma passagem leva diretamente ao terraço externo do segundo andar, concebido como um anfiteatro oco. O terraço atua como uma grande extensão para o lounge, funcionando como um fórum aberto ao público, um local para diversas atividades, servindo também como plataforma para apresentações privadas e performances.