-
Arquitetos: Estúdio Gustavo Utrabo
- Área: 17 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Pedro Kok, Gustavo Utrabo
-
Fabricantes: Armazém do Eucalipto, Cia dos cabos, STM Telas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma paisagem desenhada por altas e volumosas copas de árvores, um caminho percorre sinuosamente o chão. Em uma de suas curvas, 14 escoras de madeira estruturam levemente um simples apoio, suportando, uma mais leve ainda, cobertura. Apoiando-se em forma de tripé, essas escoras desenham dois pórticos, nos quais tensionam-se cabos de aço – equilibrados pelo visível peso de 4 peças em concreto.
Em sua cobertura, um leve tecido flutua sobre o chão, tocando gentilmente essa estrutura, criando nada mais do que uma sombra. Estruturada com diferentes aberturas, de um lado há um convite a adentrar, e do outro uma abertura à paisagem. A escolha dos materiais reflete a intenção de sublinhar e comentar sobre uma certa simplicidade, porque não também precariedade, fazendo com que a instalação seja, essencialmente, uma espécie de abrigo – tecendo assim uma crítica ao contexto que a circunda.
A instalação marca uma pausa na paisagem, ao mesmo tempo que a questiona, impulsionando a imaginação de quem a percorre. Se pauta no que a circunda, lendo camadas escondidas desse contexto, e as manifestando por meio de um olhar arquitetônico atento e sensível, demonstrando respeito pela paisagem que pertence e transforma, estabelecendo sempre um diálogo – buscando formas de voltar para casa.