Edifício Float / SKR Arquitetura Viva + SPBR Arquitetos + Yoo Studio

Edifício Float / SKR Arquitetura Viva + SPBR Arquitetos + Yoo Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Urbano
© Pedro Mascaro

Edifício Float / SKR Arquitetura Viva + SPBR Arquitetos + Yoo Studio - Fotografia de Interiores, Janela, FachadaEdifício Float / SKR Arquitetura Viva + SPBR Arquitetos + Yoo Studio - Fotografia de Interiores, Fachada, JanelaEdifício Float / SKR Arquitetura Viva + SPBR Arquitetos + Yoo Studio - Fotografia de Exterior, JanelaEdifício Float / SKR Arquitetura Viva + SPBR Arquitetos + Yoo Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, BalcãoEdifício Float / SKR Arquitetura Viva + SPBR Arquitetos + Yoo Studio - Mais Imagens+ 21

São Paulo, Brasil
  • Arquitetura: SPBR Arquitetos
  • Arquitetura De Interiores: Yoo Studio
  • Colaboração Interiores: Triptyque Architecture
  • Paisagismo: Raul Pereira Arquitetos associados
  • Fundações: Solonet Engenharia de Solos e Fundações Ltda.
  • Estrutura: Aluizio A. M. D'avila engenharia de Projetos Ltda.
  • Instalações Elétricas E Hidráulicas: Gera Serviços de engenharia S/S Ltda.
  • Pressurização E Ar Condicionado: Willem Scheepmaker & Associados Ltda.
  • Consultoria Em Esquadrias De Alumínio : P&S Consultores
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Float / SKR Arquitetura Viva + SPBR Arquitetos + Yoo Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Balcão
© Pedro Mascaro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Idealizado em 2013, lançado em 2018, e entregue em 2022, o Float, residencial de torre única localizado na Vila Olímpia, em São Paulo, evidencia, desde a escolha de seu nome, o conceito de “flutuar”, colocado em prática por meio de apartamentos que não se tocam, plantas que não se repetem e de um vão central que abre o edifício para o exterior.

Edifício Float / SKR Arquitetura Viva + SPBR Arquitetos + Yoo Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Aido
© Nelson Kon

As ideias do arquiteto Angelo Bucci (SPBR) se uniram ao entusiasmo de Silvio Kozuchowicz, CEO da SKR Arquitetura Viva, para, depois de 18 versões, dar vida a esse empreendimento único, que foi premiado no Americas Property Awards 2019/2020 e reconhecido no Global Architecture Document 2022.

Edifício Float / SKR Arquitetura Viva + SPBR Arquitetos + Yoo Studio - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© Nelson Kon
Edifício Float / SKR Arquitetura Viva + SPBR Arquitetos + Yoo Studio - Fotografia de Interiores
© Nelson Kon

“A proposta dispõe de três apartamentos por andar, num arranjo que surpreende pela grande proporção de vazio onde menos se espera, justo no core do edifício. Assim, os elevadores chegam a cada piso como se chegassem num espaço externo com ar de varanda. As unidades estão completamente separadas entre si e não há paredes de divisa entre elas. Desse modo, cada uma tem sua configuração definida. O vazio central não sacrifica potencial construtivo. Ele está ali para aliviar a área construída em cada nível, a fim de que o prédio possa ganhar em altura e, assim, equilibrar melhor o seu porte diante do entorno verticalizado.”, conta Bucci.

Edifício Float / SKR Arquitetura Viva + SPBR Arquitetos + Yoo Studio - Fotografia de Interiores, Fachada
© Nelson Kon
Edifício Float / SKR Arquitetura Viva + SPBR Arquitetos + Yoo Studio - Imagem 24 de 26
Planta - Andar 5, 6 e 7
Edifício Float / SKR Arquitetura Viva + SPBR Arquitetos + Yoo Studio - Fotografia de Interiores, Porta, Fachada, Janela, Corrimão
© Nelson Kon

Com fachada de concreto armado aparente, o Float traz ainda caixilharia minimalista em alumínio e vidro, e paredes internas em drywall. As lajes planas, compartimentação interna reduzida, paleta de materiais enxuta e uso dos conceitos de construção seca são outros pontos que também contribuíram para a arquitetura em sua essência mais pura.

Edifício Float / SKR Arquitetura Viva + SPBR Arquitetos + Yoo Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Balcão
© Pedro Mascaro

Pensado para proporcionar uma experiência singular, o projeto do Float contemplou um profundo estudo da área para aproveitar ao máximo a orientação solar e as vistas, além de planejar unidades com qualidade de espaço. Assim, no terreno de 850m², cada andar tem três apartamentos em forma de trapézio, sendo dois com plantas espelhadas. As metragens do projeto variam de 61 a 138m², e, em duas situações, os andares-tipo são ocupados por apartamentos duplex de 129 e 147m². No total são 29 unidades que não repetem fórmulas.

Edifício Float / SKR Arquitetura Viva + SPBR Arquitetos + Yoo Studio - Fotografia de Exterior, Janela
© Nelson Kon
Edifício Float / SKR Arquitetura Viva + SPBR Arquitetos + Yoo Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Nelson Kon

Caminhando para dentro do edifício, nos deparamos com os interiores assinados pelo YOO Studio e o paisagismo de Raul Pereira. No térreo, onde se encontra um mobiliário exclusivo de nomes como Phelippe Starck e Marcel Wanders, o acesso de pedestres passa entre duas empenas que atuam para definir a ocupação das áreas comuns, formadas por biblioteca e piscina, entre outros espaços de convivência.

Edifício Float / SKR Arquitetura Viva + SPBR Arquitetos + Yoo Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Corrimão
© Pedro Mascaro

Segundo descrição de Bucci, neste projeto “almeja-se uma sofisticação que emane da qualidade do desenho, em clara oposição à extravagância de revestimentos e especificações que simulam exclusividade quando, na verdade, só fazem segregar.”

Edifício Float / SKR Arquitetura Viva + SPBR Arquitetos + Yoo Studio - Imagem 26 de 26
Seção

“O Float é uma joia que reflete a filosofia dos parceiros que se uniram no projeto. Ele traduz o desenho de linhas contemporâneas com requintes modernistas do Bucci unido com o compromisso da SKR em fazer empreendimentos de arquitetura emblemática e que inspirem novas experiências de viver.”, finaliza Kozuchowicz. 

Edifício Float / SKR Arquitetura Viva + SPBR Arquitetos + Yoo Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano, Fachada
© Pedro Mascaro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Cel. Joaquim Ferreira Lobo, 333 - Vila Nova Conceição, São Paulo - SP, 04544-150, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Float / SKR Arquitetura Viva + SPBR Arquitetos + Yoo Studio" 17 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990704/edificio-float-skr-arquitetura-viva-plus-spbr-arquitetos-plus-yoo-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.