Pavilhão Stargazing / Atelier Liu Yuyang Architects

Pavilhão Stargazing / Atelier Liu Yuyang Architects - Fotografia de Exterior, JardimPavilhão Stargazing / Atelier Liu Yuyang Architects - Fotografia de Exterior, FlorestaPavilhão Stargazing / Atelier Liu Yuyang Architects - Fotografia de Exterior, JanelaPavilhão Stargazing / Atelier Liu Yuyang Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Corrimão, TerraçoPavilhão Stargazing / Atelier Liu Yuyang Architects - Mais Imagens+ 37

  • Arquiteto Responsável: Yuyang Liu
  • Equipe De Projeto Four Idyllic Structures: Jue Wang(Project Architect) Weiyi Chen (Design Assistant)/ Wenjun Deng, Yili Chu, Haiyu Zheng (Intern)
  • Equipe De Projeto Stargazing Pavilion: Cheng Zhang (Project Architect, Site Architect)
  • Cliente: Tsingpu Yangshuo Retreat
  • Consultor Estrutural: Zhang Zhun/ AND (archi-neering design) Office
  • Construtora: Shanghai Zhuohao Construction Co. Ltd
  • Cidade: Guilin
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão Stargazing / Atelier Liu Yuyang Architects - Fotografia de Exterior, Cerca
© Junhao Liang

Pavilhão Stargazing
O corpo principal do edifício está dividido em dois espaços independentes. O pavimento térreo é projetado com uma planta dodecagonal, com um espaço de serviço interno definido por uma estrutura de aço leve e vidro. Já no primeiro pavimento, a estrutura hemisférica da membrana tem um diâmetro de 6,6 m proporcionando um espaço de blindagem operável para atividades de observação astronômica. Com 18 colunas finas como suportes de fundação, o edifício "flutua" sobre o solo para minimizar o impacto de sua construção. A estrutura principal é composta por três pares de colunas "em forma de V invertido" que suportam a laje do primeiro pavimento, que não só proporciona uma tensão extremamente visual, mas também fornece estabilidade antivibração suficiente para o uso futuro de observação.

Pavilhão Stargazing / Atelier Liu Yuyang Architects - Fotografia de Exterior, Floresta
© Junhao Liang
Pavilhão Stargazing / Atelier Liu Yuyang Architects - Fotografia de Exterior, Jardim, Floresta
© Junhao Liang

A face sul no térreo é envidraçada do piso ao teto, combinada com uma pequena plataforma frontal, de forma que seu interior interage com playground ao ar livre no pátio. A fachada norte possui uma área de serviço compacta para abrigar todos os equipamentos e painéis elétricos, ela também faz com que esta fachada responda à geometria da escadaria externa saliente, que conduz ao pavimento superior.

Pavilhão Stargazing / Atelier Liu Yuyang Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Junhao Liang
Pavilhão Stargazing / Atelier Liu Yuyang Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta, Viga
© Junhao Liang

O projeto da cobertura e o sistema de iluminação é altamente integrado às estruturas, o que não só enriquece o interior, mas também revela o papel dominante do sistema estrutural e o aspecto tectônico do projeto. A parte superior translúcida no primeiro pavimento irradia uma luz suave e quente à noite, como uma lanterna esférica na zona rural do rio Lijiang, oferecendo um toque sonhador à vila Karst.

Pavilhão Stargazing / Atelier Liu Yuyang Architects - Fotografia de Exterior
© Junhao Liang
Pavilhão Stargazing / Atelier Liu Yuyang Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Junhao Liang

Quatro estruturas idílicas
Quatro estruturas idílicas utilizam apoios de bambu e aço para criar instalações de apoio. O espaço configura uma área sensorial espacial contínua para examinar a aparência desordenada dos novos edifícios vizinhos. E, naturalmente, leva os hóspedes da área de desembarque sul para a área de recepção norte.

Pavilhão Stargazing / Atelier Liu Yuyang Architects - Fotografia de Exterior, Jardim
© Studio FF
Pavilhão Stargazing / Atelier Liu Yuyang Architects - Fotografia de Exterior
© Studio FF
Pavilhão Stargazing / Atelier Liu Yuyang Architects - Fotografia de Exterior, Floresta
© Studio FF

A estrutura modular fixa atende a diferentes exigências funcionais, com diferentes coberturas. Os volumes têm os seguintes usos: um galpão para bicicletas, um pavilhão para churrasco, um pavilhão aéreo de ioga e uma passarela central. O pavilhão aéreo de ioga utiliza vigas de aço reforçadas com chapa de aço H para suportar as exigências de carga. Além das floreiras sazonais de cornisos, gérberas, outras plantas típicas e maracujás trepadeiras, a paisagem é extremamente excitante e adequada ao clima local.

Pavilhão Stargazing / Atelier Liu Yuyang Architects - Fotografia de Exterior
© Cheng Zhang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Xingping Town, Guangxi, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Stargazing / Atelier Liu Yuyang Architects" [Stargazing Pavilion / Atelier Liu Yuyang Architects] 16 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989080/pavilhao-stargazing-atelier-liu-yuyang-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.