-
Arquitetos: TEAM730
- Área: 1500 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Óscar Hernández
-
Fabricantes: Comex, Firenze, HYNOX, Helvex, Ternium
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto arquitetônico está localizado na face norte da principal via de acesso para o Zoológico Alfonso L. Herrera Chapultepec, no 1º Setor da Floresta de Chapultepec, na Cidade do México. O projeto faz parte da melhoria integral do zoológico e oferece experiências interativas nos campos educacional e cultural.
A missão geral do projeto era criar o mínimo impacto possível na superfície destinada à intervenção arquitetônica, respeitando e integrando as espécies vegetais existentes no local como parte da experiência construtiva, garantindo a máxima permeabilidade da água ao subsolo, oferecendo um produto arquitetônico que dialoga ativamente com a sua magnífica localização, reciclando e agregando valor a um imóvel subutilizado existente.
Utilizando um prisma quadrangular regular como unidade básica de modulação, a proposta se espalha naturalmente pelo terreno, desenhando e esfumaçando os limites da arquitetura e sua relação com a natureza. 56 módulos estão agrupados para conter corredores, escadas, rampa, fórum ao ar livre, sala polivalente, espaço de atendimento ao visitante, unidades sanitárias, depósito e casa de máquinas; os principais espaços cobertos são elevados para garantir o mínimo de impacto e a maior área de captação de águas pluviais.
Através de módulos vazios, quadrantes estriados em diferentes direções e densidades, prismas fechados com superfícies sólidas e transparentes, além da vegetação existente e proposta que traz luz e sombra, são articulados espaços envolvendo a geometria e integrando interior e exterior.
No caso da reutilização do edifício existente, o foco foi conservar integralmente a qualidade arquitetônica do objeto já construído e intervir estrategicamente no seu interior. Da mesma forma, foi proposto um novo volume, leve e transparente, que dialogasse ativamente como a base de pedra sobre a qual se apoia, bem como, com a materialidade e transparência da nova obra.