-
Arquitetos: Ensamble Studio
- Área: 35 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ensamble Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Tenda cobre o espaço como um manto. Suas geometrias se adaptam ao corpo aéreo que delimita e abraça, sem confinar-se a ele. Através de suas aberturas, o ar e a luz fluem, e a paisagem se infiltra, preenchendo as fendas na matéria.
É uma arquitetura moldada pelas mãos, mãos que dobram, conectam, concebem a estrutura e o espaço em uníssono. Do modelo, que atua como esboço e construção em miniatura, passamos aos dados, escaneando cada movimento e cada detalhe definido pela intuição do momento criativo. O desenho é seguido pela engenharia e de volta ao desenho. Tudo isso em 5 dias e mais outros 5 dias para concluir a ação, já em seu ambiente rural. A construção lembra o processo de desenho em sua dinâmica; a forma já foi estabelecida, as estruturas calculadas, as linhas traçadas. A obra começa desenhando a armação em três dimensões; as medidas e proporções são verificadas, as orientações já estão no lugar. E uma vez validadas as linhas, passamos a pintar a estrutura, como se pinta uma pintura previamente desenhada, acrescentando o material, a textura e a cor em um gesto único e irrepetível.
Camada por camada, as dobras flexíveis endurecem, suas membranas elásticas endurecem, sua pele úmida seca. Camada por camada, uma arquitetura que é ao mesmo tempo têxtil e rochosa, leve e permanente, fluida e petrificada. Uma coisa e a outra, dependendo de como você olha ou toca nela. Ele se levanta do chão e descansa levemente, como se sua estadia fosse curta, apenas seus apoios se enraizaram para suportar um espaço que descansa entre as árvores e olha para o mar. Silenciosamente, ela espera que a natureza a proteja e a receba como uma das suas.