Igreja Ortodoxa de São Jorge / Wallmakers

Igreja Ortodoxa de São Jorge / Wallmakers - Fotografia de InterioresIgreja Ortodoxa de São Jorge / Wallmakers - Fotografia de Interiores, Porta, TijoloIgreja Ortodoxa de São Jorge / Wallmakers - Fotografia de ExteriorIgreja Ortodoxa de São Jorge / Wallmakers - Fotografia de Interiores, TijoloIgreja Ortodoxa de São Jorge / Wallmakers - Mais Imagens+ 10

Kochi, Índia
  • Arquitetos: Wallmakers
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  221
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jino Sam
  • Arquitetos: Vinu Daniel , Fawaz Thengilan, Ashand Raju, Melvin Davis, Shobitha Jacob, Archana M., Bibu Behanan, Jincy Rajan, Mohammed Rauf
  • Cidade: Kochi
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Igreja Ortodoxa de São Jorge / Wallmakers - Fotografia de Interiores, Porta, Tijolo
© Jino Sam

Descrição enviada pela equipe de projeto. Construída sobre a fundação de um monumento histórico, esta igreja revive a igreja original que é a primeira igreja dos cristãos em Kerala, construída em 1615 DC e foi deixada em ruínas após anos de abandono e invasão. Projetada com blocos de terra estabilizados para formar arcos núbios, o altar e os corredores da igreja são sustentados por arcobotantes construídos sem fôrmas. Por ser um edifício religioso para uma pequena comunidade, a igreja teria exigido uma negociação substancial com o arquiteto para realizar este sonho. O espírito exploratório combinado com demandas urgentes é de onde o desenho nasce; que se desenvolve ainda mais através de uma série de diálogos entre o local, os pedreiros, o arquiteto e os clientes.

Igreja Ortodoxa de São Jorge / Wallmakers - Fotografia de Interiores
© Jino Sam
Igreja Ortodoxa de São Jorge / Wallmakers - Imagem 13 de 15
Planta
Igreja Ortodoxa de São Jorge / Wallmakers - Fotografia de Interiores
© Jino Sam

A arquitetura da igreja baseia-se nas imagens de monumentos históricos, mas o uso transparente do material em suas formas potenciais dá a este edifício seu volume fascinante. As cúpulas, abóbadas e arcos envolvem um espaço central sublime com a luz filtrada através da cruz (uma inspiração de Tadao Ando) emoldurando o santuário. Os pedreiros foram treinados para criar essas estruturas usando um método de estudo em cadeia inicialmente formulado por Antoni Gaudi em formas que foram dominadas por Hassan Fathy. No entanto, com todas as suas influências emprestadas, o resultado é uma obra original de arquitetura contemporânea que explora a oportunidade única de construir para um programa desafiador. Ao reinterpretar uma técnica de construção histórica e responder ao impacto da estrutura no local, a tentativa é criar um edifício feito com terra que inspire admiração com sua rica qualidade espacial.

Igreja Ortodoxa de São Jorge / Wallmakers - Fotografia de Interiores
© Jino Sam

Com a crescente demanda por recursos, é responsabilidade dos arquitetos usar materiais com muito menos energia incorporada. A terra como um material pode ser expressa em sua forma verdadeira por meio de vários métodos, como blocos de terra, taipa e muitos mais. 

Igreja Ortodoxa de São Jorge / Wallmakers - Fotografia de Exterior
© Jino Sam
Igreja Ortodoxa de São Jorge / Wallmakers - Arco
Corte

TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO:

1. CSEB:

- CSEB (bloco de terra compactada) consomem 4 vezes menos energia do que os tijolos queimados:

(CSEB produzido no local com 5% de cimento = 1.112,36 MJ / m3, enquanto o de tijolos queimados = 4.501,25 MJ / m3)

- CSEB polui 4 vezes menos do que os tijolos queimados do país:

(CSEB produzido no local com 5% de cimento = 110,11 Kg de CO2 / m3, enquanto o de tijolos queimados = 444,12 Kg de CO2 / m3)

Igreja Ortodoxa de São Jorge / Wallmakers - Fotografia de Exterior
© Jino Sam

2. TÉCNICA NUBIAN:

Uma técnica de construção milenar envolvendo alvenaria com blocos de terra e argamassa de barro sem fôrmas para criar uma ampla gama de arcos, cúpulas e abóbadas foi reintroduzida no século XX pelo arquiteto egípcio Hassan Fathy. A base desta técnica é que os blocos se aderem uns aos outros com cola de terra. O princípio é que o bloco seco sugue por capilaridade a água junto com a argila da cola que vai ligar os blocos. É imprescindível que os blocos sejam muito finos, para que tenham uma alta relação “área de colagem / peso”. (Ref : http://www.earth-auroville.com/avd_construction_en.php )

Igreja Ortodoxa de São Jorge / Wallmakers - Imagem 14 de 15
Conceito Croqui

3. MÉTODO CATENÁRIO PARA ESTABILIZAÇÃO:

Este método de estudo ajuda a estabilizar a forma correta do arco antes do início da execução. Antonio Gaudi, o arquiteto espanhol do início do século XX, desenvolveu e utilizou extensivamente este método que visa definir a forma assumida por uma corrente suspensa livremente. O método da catenária dá a curva exata e ideal da linha de impulso, que representa as tensões compressivas no arco.

Igreja Ortodoxa de São Jorge / Wallmakers - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Jino Sam

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mattancherry, Kochi, Kerala, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Igreja Ortodoxa de São Jorge / Wallmakers" [St George Orthodox Church / Wallmakers] 12 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959921/igreja-ortodoxa-de-sao-jorge-wallmakers> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.