Casa Villa Marinero / Marchetti Bonetti+

Casa Villa Marinero / Marchetti Bonetti+ - Fotografia de Exterior, Janela, Cadeira, Fachada, PátioCasa Villa Marinero / Marchetti Bonetti+ - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Villa Marinero / Marchetti Bonetti+ - Fotografia de Interiores, Cadeira, JanelaCasa Villa Marinero / Marchetti Bonetti+ - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, VigaCasa Villa Marinero / Marchetti Bonetti+ - Mais Imagens+ 16

Casa Villa Marinero / Marchetti Bonetti+ - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Philippe Arruda

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia era uma casa de interiores contemporâneos, com base na arquitetura modernista brasileira, que explorasse bastante a relação interior e exterior e que fosse generosa no que se refere aos quartos de hóspedes, já que os clientes recebem muitos amigos e parentes, além de tirar vantagem da vista para o mar de todos os pontos da casa. Pelos ambientes serem de fácil circulação, a família também se integra mais.

Casa Villa Marinero / Marchetti Bonetti+ - Fotografia de Exterior, Janela
© Philippe Arruda
Casa Villa Marinero / Marchetti Bonetti+ - Imagem 12 de 21
Planta - Térreo
Casa Villa Marinero / Marchetti Bonetti+ - Fotografia de Exterior, Janela, Cadeira, Fachada, Pátio
© Philippe Arruda

O projeto tem três partidos. O primeiro, visual – a casa aponta para a Baía Norte, entre a Ilha de Santa Catarina (Florianópolis) e a parte continental, contemplando a Ponte Hercílio Luz. O segundo, o uso da topografia – o terreno íngreme define as locações dos volumes da casa. Por último, a localização do lote no condomínio, o mais próximo do acesso à rua.

Casa Villa Marinero / Marchetti Bonetti+ - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Viga
© Philippe Arruda

A topografia foi definitiva enquanto condicionante do projeto. Os três volumes acompanham as ascensão do terreno, estando a garagem junto ao leito da rocha, sobre este a área social, serviços e estar íntimo e, por último, o volume dos quartos, flutuando sobre a sala envidraçada. As funções sociais, íntimas e de serviço são bem definidas, tanto pelos volumes quanto pela sua localização no conjunto, e comunicam-se através da circulação vertical.

Casa Villa Marinero / Marchetti Bonetti+ - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira
© Philippe Arruda

O uso de uma cobertura verde pode ser apontado como uma opção que possibilita os diferenciais de eficiência energética, eficiência térmica e sustentabilidade, visto que as características de tal cobertura contribuem para isso. Em se tratando de eficiência térmica, a cobertura verde ajuda a regular a temperatura do ambiente interno, evitando os extremos de temperatura. Desta forma, já se justifica a eficiência energética, visto que dispositivos para regular a temperatura, como condicionadores de ar e aquecedores, serão menos utilizados.

Casa Villa Marinero / Marchetti Bonetti+ - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira
© Philippe Arruda

Quanto ao design, a obra se diferencia em relação a outras casas na região, criando uma sensação paradoxal ao destacar-se na paisagem, mantendo-se leve e “flutuando” para quem a vê do nível da rua. Para os proprietários, a vista da baía faz-se constante.

Casa Villa Marinero / Marchetti Bonetti+ - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Fachada
© Philippe Arruda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Villa Marinero / Marchetti Bonetti+" 26 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950181/casa-villa-marinero-marchetti-bonetti-plus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.