Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta para a escola se baseia em um volume compacto que nasce a partir de seu "pátio" central, que se define como um lugar de reunião e se projeta para a comunidade, um espaço multiuso o qual os programas da área de serviços e docência da escola se abrem, diminuindo áreas de circulação e aumentando os metros quadrados do espaço proposto.
A partir deste ponto, o volume toma sua maior altura saindo em busca da luz natural, uma espécie de referência à ruca dos índios mapuches e sua chaminé. Neste caso a chaminé é substituída por uma claraboia, fogo versus luz. A importância desse espaço reside na multifuncionalidade de seu programa, estabelecendo a escola como um centro de reunião da comunidade, e o fogão é um espaço em si mesmo.
Os programas se organizam em duas sequências que rodeiam o pátio central coberto, onde as áreas de serviço se localizam na área mais protegida do terreno e a área docente, o pátio central se define como um vazio pelo qual é possível acessar a escola e o pátio externo. O projeto tem como objetivo redefinir a forma clássica da arquitetura educacional pública, fornecendo espaços interconectados com capacidade de modificar e adaptar os programas segundo as necessidades específicas da comunidade educadora.