-
Arquitetos: David Pedroza Castañeda, P+0 Arquitectura
- Área: 84 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:FCH Fotografía
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno florestal com topografia descendente se propõe uma casa de final de semana para um casal. As melhores vistas do terreno se encontram a poucos metros do acesso no mesmo lugar onde se localiza uma área do lote que testemunha a passagem ocasional de quantidades consideráveis de água. A partir disso tomou-se a decisão da implantação da casa pensando em, além de facilitar os acessos, minimizar a presença da edificação na paisagem.
Projeta-se inicialmente uma casa-ponte onde um grande volume suspenso sobre um barranco conectaria duas garagens de pedra apoiado em três pontos: um dormitório de hóspedes, uma escada e uma churrasqueira. Uma série de problemas econômicos colocaram em dúvida o projeto da ponte, no entanto, a grande vontade dos donos por tornar o projeto realidade, ainda que em parte, não cedeu.
Assim, propôs-se uma versão mínima do projeto que pudesse crescer com o tempo. O volume da ponte foi deixado para uma segunda fase e inicialmente se construiu apenas as duas peças dos dormitórios. O generoso quarto principal se transforma em sala de estar e jantar, seu armário em cozinha e o quarto de hóspedes em dormitório principal.
Para conseguir um volume construído congruente esses dois interiores (2I) foram propostos como elementos simples e independentes, colocados um em cima do outro. As conexões entre eles e sua relação com seu entorno geral quatro espaços externos (4E) onde se pode contemplar a paisagem.
O volume inferior consta de um dormitório, com banheiro ao fundo, que aponta para a floresta. É um volume semi-soterrado, cujas paredes de concreto aparente geram a garagem um nível acima. Sobre tais paredes se suspende uma escala que, a partir da garagem, da acesso ao quarto. A entrada ocorre pelo primeiro dos espaços externos: um pátio coroado por uma árvore, limitado por uma série de paredes que permitem trata-lo como uma pequena praça.
O volume superior contém uma pequena sala de estar e de jantar, uma cozinha aberta para os espaços sociais e um banheiro completo que permitirá no futuro que o volume funcione como dormitório. A peça se desloca para oeste, gerando um acesso e fica suspensa sobre o quarto, criando, no pavimento inferior, um segundo espaço externo: uma varanda coberta protegida pela sombra de um enorme pinheiro e os cedros que se encontram ao redor.
No teto do dormitório, que avança para a floresta na direção norte, gera-se um terceiro espaço ao ar livre: um pequeno solário ao qual se acessa a partir de uma enorme janela que limita a sala. Ao sul se suspende do volume social uma segunda escada para acessar a cobertura da casa. Este quarto espaço externo permite apreciar as vistas mais imponentes do terreno.
A casa resolve quase todas as superfícies dos interiores a base de cimento em estado natural. Os elementos estruturais como vigas inclinadas, muros de contenção e escadas são deixados aparentes; o telhado com vigotas e abóboda de poliestireno, assim como as paredes que os suportam, de painel isolante foram revestidas com um acabamento fino e polido. Os pisos também são de concreto, o que cria uma estética neutra e limpa que destaca a beleza da paisagem.
Os espaços externos que estão em contato com a terra, como a garagem e as varandas do dormitório, são feitos em pedra local com acabamento rústico. Os solários sobre as lajes do dormitório tem acabamento de cimento polido. A materialidade sóbria e pura limpa os interiores e exteriores, deixando em destaque a beleza da paisagem e transformando-a em protagonista nos espaços.
A natureza ativa o projeto, não só ao ser demarcada e servir de contraste, mas também com os volumes neutros que funcionam como superfície onde se projetam as sombras das numerosas árvores que rodeiam a casa e dão vida a estas pequenas peças que dialogam com seu entorno por meio de pequenos pontos de contemplação. A relação entre interiores e exteriores estabelece um novo diálogo com a floresta e as montanhas.
Originally published on November 06, 2018