![Escola São Domingos / ETEH - Imagem 1 de 71](https://images.adsttc.com/media/images/5b72/fea6/f197/cc6f/ff00/02a0/newsletter/feature_image.jpg?1534262941)
-
Arquitetos: ETEH
- Área: 436 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Camila Santos
-
Fabricantes: Masisa, Metadil, Sherlio Marcenaria, Sol e Mar Marcenaria
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola São Domingos nos procurou com o anseio de criar ambientes que estimulassem novas formas de ensino. Nosso intuito com esses projetos foi utilizar elementos arquitetônicos afim de criar gatilhos de percepção e interação com o espaço, potencializando a experiência de aprendizado dos alunos.
![Escola São Domingos / ETEH - Imagem 4 de 71](https://images.adsttc.com/media/images/5b72/fe46/f197/cc6f/ff00/029e/newsletter/ESD_LABORATÓRIO_DE_IDEIAS_20.04.2017_(6).jpg?1534262834)
O projeto do Hall de Entrada foi encomendado com o desafio de proporcionar aos alunos uma primeira impressão estimulante da escola e aos pais um local em que pudesse ter proximidade com o universo em que o filho está inserido. Buscou-se potencializar a experiência de acolhimento da escola, utilizando madeira, cores claras e vegetação para criar um espaço funcional, lúdico e descomplicado que passasse a sensação de alívio. As crianças são inspiradas a entrar na escola, enquanto os pais são encorajados a interagir com elas e com o espaço, de forma leve e reconfortante. O mobiliário foi desenvolvido especialmente para o local, proporcionando diferentes formas de estar.
![Escola São Domingos / ETEH - Imagem 22 de 71](https://images.adsttc.com/media/images/5b72/f319/f197/ccbf/7f00/015e/newsletter/ESD___HALL_24.04.18___ANGATU___FOTO_CAMILA_SANTOS__(9).jpg?1534259984)
![Escola São Domingos / ETEH - Imagem 64 de 71](https://images.adsttc.com/media/images/5b73/0160/f197/cc6f/ff00/02ac/medium_jpg/HALL_PLANTA.jpg?1534263634)
![Escola São Domingos / ETEH - Imagem 37 de 71](https://images.adsttc.com/media/images/5b72/f2e8/f197/ccbf/7f00/015c/newsletter/ESD___HALL_24.04.18___ANGATU___FOTO_CAMILA_SANTOS__(02).jpg?1534259936)
Para o Restaurante, priorizamos a criação de um projeto que estivesse inserido na atmosfera escolar, mas que promovesse descontração e divertimento. O local é utilizado, na maior parte do tempo, por alunos que estudam em período integral. Assim, foi pensado para ser um local de encontro; para que as crianças/adolescentes pudessem desligar e socializar.
![Escola São Domingos / ETEH - Imagem 21 de 71](https://images.adsttc.com/media/images/5b72/f4f1/f197/ccbf/7f00/0163/newsletter/ESD___REFEITÓRIO_24.04.18____ANGATU___FOTO_CAMILA_SANTOS__(1).jpg?1534260455)
![Escola São Domingos / ETEH - Imagem 55 de 71](https://images.adsttc.com/media/images/5b73/02a0/f197/cc6f/ff00/02b5/newsletter/RESTAURANTE_CORTEAA.jpg?1534263960)
![Escola São Domingos / ETEH - Imagem 5 de 71](https://images.adsttc.com/media/images/5b72/f82e/f197/cc6f/ff00/0289/newsletter/ESD___REFEITÓRIO_24.04.18____ANGATU___FOTO_CAMILA_SANTOS__(13).jpg?1534261287)
Ao Laboratório de Ideias, sala que será usada em discussões políticas e filosóficas, propusemos um posicionamento democrático dos usuários (tanto de quem fala quanto de quem escuta). Apesar de ainda existir o clássico palco para explanação de conteúdo, existe também o local de maior atenção no centro da sala (e em nível mais baixo) para que os palestrantes se posicionem de modo mais desconstruído. A arquibancada faz com que os alunos sentem e discutam entre si. Assim, o conhecimento pode ser absorvido de forma mais naturalizada.
![Escola São Domingos / ETEH - Imagem 49 de 71](https://images.adsttc.com/media/images/5b72/fe5e/f197/ccbf/7f00/0177/newsletter/ESD_LABORATÓRIO_DE_IDEIAS_20.04.2017_(8).jpg?1534262858)
![Escola São Domingos / ETEH - Imagem 63 de 71](https://images.adsttc.com/media/images/5b73/024b/f197/ccbf/7f00/0187/newsletter/LABORATÓRIO_DE_IDÉIAS_CORTEDD.jpg?1534263849)
![Escola São Domingos / ETEH - Imagem 23 de 71](https://images.adsttc.com/media/images/5b72/fe30/f197/ccbf/7f00/0176/newsletter/ESD_LABORATÓRIO_DE_IDEIAS_20.04.2017_(5).jpg?1534262812)
A Biblioteca Infantil foi encomendada com o desafio de potencializar a experiência de ensino dos alunos, sempre respeitando suas individualidades. O layout proporciona a leitura de diversas maneiras. Na mesa de estudo é possível exercer atividades em grupo, ou com auxílio dos professores. Ao fundo, os nichos acolchoados na parede foram projetados para aqueles que preferem uma leitura mais tranquila. A textura de grama sintética estimula o tato e define o espaço de aprendizado em vídeo. A lâmina do revestimento simula a madeira clara, tornando o ambiente leve e convidativo.
![Escola São Domingos / ETEH - Imagem 45 de 71](https://images.adsttc.com/media/images/5b72/fce4/f197/ccbf/7f00/0174/newsletter/ESD_BIBLIOTECA_INFANTIL_20.04.2017_(2).jpg?1534262479)
![Escola São Domingos / ETEH - Imagem 69 de 71](https://images.adsttc.com/media/images/5b73/00f6/f197/ccbf/7f00/017f/newsletter/BIBLIOTECA_PLANTA.jpg?1534263507)
![Escola São Domingos / ETEH - Imagem 48 de 71](https://images.adsttc.com/media/images/5b72/fdcb/f197/ccbf/7f00/0175/newsletter/ESD_BIBLIOTECA_INFANTIL_20.04.2017_(5).jpg?1534262711)
A proposição do conceito para o Auditório Infantil foi explorar a sensação da atmosfera que se expande para além do espaço físico. O auditório tenta transportar o usuário para o universo das ideias, onde tudo é possível. Dessa forma, o teto foi pintado na cor azul marinho e iluminado com fibra ótica, dando a sensação de céu estrelado. A pintura em textura de cimento foi executada de forma desconexa junto com a instalação de eletrocalhas iluminadas, dando efeito de desconstrução da "caixa" auditório.
![Escola São Domingos / ETEH - Imagem 30 de 71](https://images.adsttc.com/media/images/5b72/f94e/f197/cc6f/ff00/028e/newsletter/ESD_AUDITÓRIO_20.04.2017_(6).jpg?1534261562)
![Escola São Domingos / ETEH - Imagem 53 de 71](https://images.adsttc.com/media/images/5b73/004a/f197/ccbf/7f00/017a/newsletter/AUDITÓRIO_CORTEBB.jpg?1534263364)
![Escola São Domingos / ETEH - Imagem 25 de 71](https://images.adsttc.com/media/images/5b72/fc65/f197/ccbf/7f00/0171/newsletter/ESD_AUDITÓRIO_20.04.2017_(18).jpg?1534262354)