- Área: 353 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Ben Rahn / A-Frame Inc.
-
Fabricantes: Canadian Solar, Daylighting Systems, Owen Sound Ledgerock, Solar, Torp Windows, Wood Floor
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um lote amplo em Ancaster Creek é o sítio de uma residência para um jovem casal e seus pais. A residência foi concebida como duas casas distintas, cada uma resolvida em um volume linear, que se cruzam perpendicularmente criando um pátio reservado e protegido da rua.
A suíte dos pais está localizada no piso térreo, próxima à sala de estar e a sala de jantar que são privilegiadas pela vista do entorno. O quarto foi projetado como um apartamento de um só nível com detalhes desenvolvidos para sanar as demandas do envelhecimento. Junto desses pequenos detalhes, drenos bem localizados e um interruptor mestre resolvem problemas que surgem com a perda de memória como deixar a torneira aberta ou o forno ligado.
Na residência do jovem casal a cozinha está localizada na extremidade sul, enquanto um volume com pé-direito de seis metros de altura cria um espaço amplo aberto para o pátio, jardins e riacho que corre no exterior da casa.
O grande gesto do projeto é uma escada espiral em madeira que conecta a sala de estar com a suíte master, criando uma cena única com formas orgânicas em uma casa com traços fortes ortogonais. A curvatura da escada se abre tornando-se o teto da asa adjacente, trazendo um efeito cata-vento que leva até a suíte dos pais.
O térreo é revestido em calcário algonquino extraído localmente. A paginação do revestimento foi projetado para destacar a compressão e camadas que formam essa rocha sedimentar. Pedras de 30 centímetros no topo comprimem as de 10 na parte baixa. As juntas horizontais foram profundamente cavadas, enquanto que as juntas verticais foram preenchidas para enfatizar a horizontalidade da rocha.
Para reduzir a pegada ecológica da residência, o consumo de energia foi diminuído de acordo com alguns fatores. Primeiramente, duas famílias estão vivendo em um lote unifamiliar, o que aumenta a densidade sem aumentar a área do edifício. Além disso, a casa apresenta um sistema de alta performance com aberturas de wood-frame com vidro triplo que apresentam em média Uw=.77 . Dessa forma, o sistema de aquecimento pode ser usado com moderação e apenas para complementar uma fornalha de alta eficiência. Somado a isso, um sistema solar com 37 módulos e 9.8kW foi instalado na cobertura, compensando o consumo de energia. Isso combinado com a iluminação de LED, culminam em uma casa com baixo consumo energético, que não somente funciona confortavelmente no clima nórdico, mas também atingiu a meta para o desafio de 2030 em seu ano de licença.