- Área: 80 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Juliet Murphy, Adelina Iliev Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. A estratégia de metamorfose adotada foi estender para criar uma habitação familiar flexível; e escavar para criar um escritório independente e um anexo totalmente funcional: o jardim é o foco.
As vistas para o jardim estão emolduradas através de painéis de vidro (quase) sem estrutura. Um revestimento de madeira enegrecida se assenta sobre essa borda efêmera que contrasta notavelmente com os painéis de madeira que cobrem as paredes e o teto do espaço.
Desde a comodidade do sofá, as linhas dos painéis de madeira laminada dirigem a vista para uma pequena claraboia que capta o tom dourado do sol da tarde. Esses mesmos painéis são empregados também para articular os diferentes espaços de atividade em todo o pavimento; o "canto" de leitura, a estante de utilidade, a porta corta fogo oculta e o depósito. No coração do projeto está a ilha da cozinha ondulante feita sob medida. Construído com tábuas de madeira de carvalho e flutuando sobre concreto, esse móvel ajardinado foi desenhado para fomentar a interação da vida familiar cotidiana.
No final do dia, as vistas emolduradas por essa arquitetura são as mais notáveis e chamativas: desde as majestosas árvores do jardim 'Zen' até as cúpulas das madeiras enegrecidas. E quando os últimos raios do sol poente atingem o pano de fundo de corten com um brilho alaranjado... seria uma sugestão?