-
Arquitetos: Heatherwick Studio
- Ano: 2017
-
Fotografias:Iwan Baan
-
Fabricantes: KEIM, Nuprotec
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu Zeitz de Arte Contemporânea (Zeitz MOCAA) foi apresentado ao público dia 22 de setembro no V & A Waterfront da Cidade do Cabo. Ele é o maior museu do mundo dedicado a arte contemporânea africana e foi desenhado pelos arquitetos do Heatherwick Studio, com sede em Londres.
O museu possui 9.500 metros quadrados desenhados sob medida e repartidos em nove pavimentos na estrutura monumental do histórico Complexo de Celeiros de Grãos. O silo, em desuso desde 1990, é mantido como um monumento ao passado industrial da Cidade do Cabo. Em determinado momento foi o edifício mais alto da África do Sul e agora apresenta uma nova vida através da transformação feita pelo Heatherwick Studio.
As galerias e o espaço do átrio no centro do museu foram esculpidos na densa estrutura celular dos quarenta e dois tubos que embalam o edifício do silo. O empreendimento inclui 6000 metros quadrados de espaço expositivo em 80 espaços de galeria, um jardim de esculturas no terraço, áreas de armazenamento e conservação de última geração, uma biblioteca, um restaurante, um bar e salas de leitura. O museu também abriga centros para o Instituto de Figurino, Fotografia, Excelência Curatorial, Imagem em Movimento, Prática Performativa e Educação Artística.
O empreendimento do Zeitz MOCAA, anunciado em novembro de 2013, foi criado em uma associação entre V & A Waterfront e Jochen Zeitz, como uma instituição cultural pública sem fins lucrativos no coração de um dos lugares mais visitados da África. Localizado no limite de um natural e histórico porto de trabalho, com a icônica Table Mountain como pano de fundo e vistas panorâmicas do oceano, do vale da cidade e dos picos da montanha, o V & A Waterfront atrai 100.000 pessoas diariamente.