Restaurante Urbano - La Pesca / Natura Futura Arquitectura

Restaurante Urbano - La Pesca / Natura Futura Arquitectura - Mais Imagens+ 13

Babahoyo, Equador
  • Interiores: José Fernando Gómez
  • Colaboradores: Astrid Acaro Chacón , Herman Laroze, Aparecida Arguello, Gabriel Cuenca Lissete Arteaga, Fausto Quiroz.
  • Cidade: Babahoyo
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
© KLIWADENKONOVAS Fotografía

Descrição enviada pela equipe de projeto. La Pesca foi concebido no espaço de uma área central muito importante na vida social e comercial da cidade de Babahoyo, província de Los Ríos, Equador. A Sra. Tania buscava ampliar e dignificar um negócio de frutos do mar que já tinha 20 anos de trajetória: ela precisava de um lugar apropriado no qual ela pudesse investir e adequar para promover um melhor serviço a seus clientes.

© KLIWADENKONOVAS Fotografía
Diagrama
© KLIWADENKONOVAS Fotografía

O local adquirido localiza-se no térreo de um edifício de apartamentos de habitação coletiva (edifício em franco abandono, produto de desentendimentos administrativos), que faz fronteira com uma pequena área social entre lote e rua. Sendo este um espaço de uso comunitário, por lei todos os usuários do edifício tem direito sobre ele, além de, por se tratar também de um espaço urbano, haver interferência municipal sobre ele. Foi o sentido de apropriação que impulsionou a necessidade de socializar o projeto com os habitantes do edifício para que o projeto pudesse alcançar sucesso e chegar a acordos colaterais.

© KLIWADENKONOVAS Fotografía
© KLIWADENKONOVAS Fotografía

Associar a linha do público, onde o limite começa a desaparece e o espaço começa a ser um amálgama de circunstâncias que nem sempre são fáceis de conciliar no térreo de um edifício. Deve ser levado em conta que esse é um espaço onde, geralmente, acontece a vida social de seus habitantes: as crianças brincam e criam suas poéticas particulares, as pessoas circulam, ocorrem interações sociais, o que pode ser, inclusive, invadido por pessoas que não darão um uso adequado amparados pela falta de iluminação. Fatores convergentes que nos obrigam a gerar diálogos e negociações para evitar conflitos.

© KLIWADENKONOVAS Fotografía

O edifício foi realizado com mão de obra local e construção in loco. A madeira, que foi por anos o material usado na cidade fluvial e pesqueira, é o material recorrente em toda a obra como elemento unificador e ativador do contexto. A ausência de paredes permite que o espaço se insira e torna-se parte da paisagem urbana atual.

© KLIWADENKONOVAS Fotografía

Buscou-se gerar intervenções que respondam a uma realidade local, uma arquitetura mais participativa e aberta onde a cidade se torna mais leve, mais humana.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Babahoyo, Equador

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Urbano - La Pesca / Natura Futura Arquitectura" [Urban Restaurant - La Pesca / Natura Futura Arquitectura] 06 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878495/restaurante-urbano-la-pesca-natura-futura-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.