Residência T&T / Q_arts Arquitetura

Residência T&T / Q_arts Arquitetura - Tijolo, Jardim, AidoResidência T&T / Q_arts Arquitetura - Imagem 3 de 23Residência T&T / Q_arts Arquitetura - CadeiraResidência T&T / Q_arts Arquitetura - Imagem 5 de 23Residência T&T / Q_arts Arquitetura - Mais Imagens+ 18

Itaara, Brasil
  • Arquitetos: Q_arts Arquitetura; Q_arts Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Antonio Valiente
  • Estrutura: Cristiano Stein (Stein Projeto de Estruturas)
  • Arquiteta Responsável: Clarissa de Oliveira Pereira
  • Equipe: Arnau Muñoz Gallardo, Ana Paula M. Venturini, Ana Maria Amoretti, Taline Maass
  • Cidade: Itaara
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência T&T / Q_arts Arquitetura - Tijolo, Jardim, Aido
© Antonio Valiente

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma pequena chácara com desnível de aproximadamente 20 metros. A paisagem é definida pela natureza preservada, consequência das poucas intervenções nos entornos da cidade de Itaara.

O mais surpreendente para o projeto, foi a definição do lugar de implantação: uma planura, que interrompe a encosta. Desde a rua, pouco se vê além dos muros altos, devido a sua localização nas cotas mais baixas. Além do portão, se configura um longo caminho até a casa, delineado pela topografia. Este cenário foi o primeiro condicionante.

Residência T&T / Q_arts Arquitetura - Janela, Fachada
© Antonio Valiente
Implantação

O segundo, seria o desejo de esconder-se neste entorno (e não mimetizar). Esta evidência da arquitetura em relação a paisagem foi justificada pelas referências que os moradores traziam para o início do processo de materiais, cores e padrões. E era fundamental que a pluralidade deste collage, fosse contemplada na proposta.

Foi uma casa projetada com muitas reticências, sem muitas certezas, com idas e vindas. Um processo de co-criação e de reconhecimento das expectativas de quem, desde o princípio, priorizou a felicidade. Outros condicionantes como a orientação solar e ventos dominantes foram prioridades em consideração ao clima.

Residência T&T / Q_arts Arquitetura - Imagem 5 de 23
© Antonio Valiente
Residência T&T / Q_arts Arquitetura - Mesa, Bancada, Cadeira
© Antonio Valiente

As dimensões da casa foram desde o início definidas. Os limites estabelecidos para os ambientes, diluíram com as grandes aberturas, buscando as vistas desta natureza. Nos espaços internos, foi a natureza que ficou em evidência.

Quanto a distribuição dos ambientes, a separação entre as áreas social e íntima não aparecem bem definidas. Desde o princípio, foi discutido que as estâncias deveriam ser integradas e que não seria necessária esta formalidade. Era importante compreender as salas (de verão e inverno), e a copa-cozinha em ambientes pequenos, porém articulados.

Planta 01
Corte C

Desta forma, trabalhamos os ângulos e a abertura dos planos para conseguir esta permeabilidade, sem que desenvolvêramos a ideia de um único (e amplo), espaço. As reentrâncias que surgem desta configuração, define a ideia de varanda pátio.

As estâncias íntimas estão voltadas para as vistas do vale e resguardadas da rua. O controle da incidência solar nestas faces é feito através de brises e varandas.

Residência T&T / Q_arts Arquitetura - Cadeira
© Antonio Valiente
Planta 02

O ambiente de estudos configura a circulação e extensão do dormitório do casal. É também acesso para o terraço da lareira, sendo este projetado para ser um mirante para os entornos da propriedade e à natureza.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência T&T / Q_arts Arquitetura" 16 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877268/residencia-t-and-t-q-arts-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.