Estacionamento P+R Zutphen / MoederscheimMoonen Architects

Estacionamento P+R Zutphen / MoederscheimMoonen Architects - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: MoederscheimMoonen Architects; MoederscheimMoonen Architects
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bart van Hoek
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Foreco, Lace Fence, VBI
  • Engenharia Estrutural: Ingenieursbureau JVZ
  • Empreiteira: Aan de Stegge Twello / Continental Car Parks
  • Arquiteto Responsável: Erik Moederscheim
  • Equipe De Projeto: Jelle Rinsema, Auke Bult, Sulejman Gusic, Fernando Polo Calvo
  • Cidade: Zutphen
Mais informaçõesMenos informações
© Harry Noback

Descrição enviada pela equipe de projeto. Zutphen (Holanda) recentemente ganhou um novo estacionamento. O edifício está localizado junto à estação de trem da cidade, no distrito de Noorderhaven. O projeto foi feito pelos arquitetos do escritório MoederscheimMoonen Architects. Com um total de 375 vagas de estacionamento e bicicletário para mais de 600 bicicletas, o complexo P+R responde à crescente necessidade destes serviços nas proximidades da estação de Zutphen.

© Bart van Hoek
Térreo
© Bart van Hoek

As instalações de P+R próximas à estação de trem são parte do distrito de Noorderhaven, uma nova área residencial e comercial no município de Zutphen. O antigo polígono industrial Noorderhaven, situado junto ao centro histórico da cidade, era visível de trem, além do rio IJssel, atualmente em reconstrução. O projeto para o estacionamento inclui referências aos armazéns históricos e às indústrias tradicional que costumavam dominar esta parte da antiga cidade holandesa. Estas características foram expressadas, tanto no desenho geral do edifício, quanto na escolha de seus materiais.

© Harry Noback
Elevação
© Harry Noback

As paredes laterais da construção alongada cercam as duas passagens principais que orientam o tráfego rodoviário e os pedestres sob a linha ferroviária. O desenho presta especial atenção nesses corredores. Em um extremo, encontra-se o transporte vertical do estacionamento, que toma a forma de duas rampas em formato de hélice. Estas atrativas formas se expandem conforme haja movimento de pessoas para cima, dando ao edifício um aspecto fortemente escultórico e dinâmico. A outra parede lateral inclui uma clara referência à tipologia do armazém através de sua silhueta de desenho característico e das persianas de madeira.

© Bart van Hoek

O edifício é "levantado" por colunas galvanizadas, de forma divertida, em referência à antiga natureza industrial do local e à ponte de aço próxima sobre o rio IJssel.  Este plinto aberto maximiza a insolação do dia no nível da rua. A fachada dos outros pavimentos foi revestida com tábuas de madeira. Graças à natureza aberta desta superfície, o edifício conta com uma ampla iluminação e ventilação naturais. As tábuas foram montadas em uma variedade de ângulos, que se combinam para criar uma superfície dinâmica e interessante. À noite, as tábuas revelam feixes de iluminação LED verticais utilizados para iluminar todo o edifício. 

Croqui
Croqui

O interior do parque de estacionamento satisfaz os requisitos mais rigorosos estabelecidos pelo regime do European Standard Parking Award (ESPA). Além disso, o desenho do projeto permite a adição simples de um andar extra em caso de aumento da demanda por vagas.

© Harry Noback

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lijmerij 27, 7202 AZ Zutphen, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estacionamento P+R Zutphen / MoederscheimMoonen Architects" [P+R Car Park Zutphen / MoederscheimMoonen Architects] 26 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875991/estacionamento-p-plus-r-zutphen-moederscheimmoonen-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.