Mediateca [Terceiro Lugar] em Thionville / Dominique Coulon & associés

Mediateca [Terceiro Lugar] em Thionville / Dominique Coulon & associés - Imagem 2 de 43Mediateca [Terceiro Lugar] em Thionville / Dominique Coulon & associés - Imagem 3 de 43Mediateca [Terceiro Lugar] em Thionville / Dominique Coulon & associés - Imagem 4 de 43Mediateca [Terceiro Lugar] em Thionville / Dominique Coulon & associés - Imagem 5 de 43Mediateca [Terceiro Lugar] em Thionville / Dominique Coulon & associés - Mais Imagens+ 38

Terville, França
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cricursa, ERTCM, Soprema, isola
  • Arquitetos Responsáveis: Dominique Coulon, Steve Letho Duclos
  • Cliente: Ville de Thionville
  • Arquitetos Assistentes: Gautier Duthoit
  • Supervisão Do Canteiro De Obras: Steve Letho Duclos
  • Engenharia Estrutural: Batiserf Ingénierie
  • Engenharia Elétrica : BET G.Jost
  • Estimativa De Custo: E3 économie
  • Acústica: Euro sound project
  • Paisagismo: Bruno Kubler
  • Orçamento: 11 000 000€
  • Animação 3 D: Brooklyn Foundry
  • Mechanical Engineer: Solares Bauen
  • Plumbing Engineer: Solares Bauen
  • Cidade: Terville
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ambição deste projeto é se tornar um novo modelo para bibliotecas de mídia. O programa questiona as funções de desse tipo de biblioteca, emprestando-lhe o conteúdo de um "terceiro lugar" - um lugar onde os membros do público se tornam atores em sua própria condição, um lugar tanto para criação quanto para recepção. Junto com o programa básico, o edifício inclui áreas para exibições, criação, estúdios de música e um café-restaurante. As várias atividades do programa se misturam entre si, criando um arranjo dinâmico. O prédio se aproxima da copa das árvores, e esta é a primeira camada que atua como um filtro da rua, aparentemente brincando com esta primeira série de "colunas" natural.

Mediateca [Terceiro Lugar] em Thionville / Dominique Coulon & associés - Imagem 6 de 43
© Eugeni Pons
Mediateca [Terceiro Lugar] em Thionville / Dominique Coulon & associés - Imagem 18 de 43
© Eugeni Pons

A fachada aparece como uma fita contínua que serve como pano de fundo para os diferentes universos contidos no programa. Na sua porção mais próxima da rua, a fita mergulha, é contida, aumenta novamente, se posicionando mais atrás. Nas cavidades, o limite entre o espaço interno e o espaço urbano é menos claro e permite uma aproximação, abraçando o edifício visualmente. As porções vazias e as sólidas produzem uma ambiguidade entre interior e exterior, questionando os limites do espaço público. O espaço torna-se incerto: deixa de ter limites claros e se questiona em termos práticos.

Mediateca [Terceiro Lugar] em Thionville / Dominique Coulon & associés - Imagem 22 de 43
© Eugeni Pons
Mediateca [Terceiro Lugar] em Thionville / Dominique Coulon & associés - Imagem 37 de 43
Planta Baixa
Mediateca [Terceiro Lugar] em Thionville / Dominique Coulon & associés - Imagem 27 de 43
© Eugeni Pons

A luz se espalha ao longo da fita e a fita distribui a luz para a área no coração do prédio. Uma rampa verde oferece outra rota de fuga para o exterior, levando a um bar de verão, o ponto culminante do passeio arquitetônico. O jardim prolonga o caminho interno, aproximando-se da linha do horizonte; a cidade desaparece, deixando apenas a copa das árvores dialogando com o céu. Novos usos tornam-se possíveis: as pessoas podem tirar uma soneca, fazer um piquenique, ler ao ar livre ou se reunir em grupos.

Mediateca [Terceiro Lugar] em Thionville / Dominique Coulon & associés - Imagem 24 de 43
© David Romero-Uzeda
Mediateca [Terceiro Lugar] em Thionville / Dominique Coulon & associés - Imagem 41 de 43
Axonométrica
Mediateca [Terceiro Lugar] em Thionville / Dominique Coulon & associés - Imagem 17 de 43
© Eugeni Pons

O edifício baseia-se em um princípio de sistemas independentes e irregulares. Ao empilhar esses sistemas simples, cada um com sua própria lógica, cria-se tensão no espaço e em como ele é lido. Desta forma, o espaço perceptivo ao olhos escapa ao espaço euclidiano e sua preferência por linhas retas.

Mediateca [Terceiro Lugar] em Thionville / Dominique Coulon & associés - Imagem 12 de 43
© Eugeni Pons

As bolhas contêm elementos muito específicos do programa, como uma área de contação de histórias, laboratórios de idiomas, locais para jogar videogames, sala de artes plásticas, etc. Eles são definidos como casulos onde as pessoas são separadas dos outros universos, longe da área coletiva. As bolhas são o último refúgio, a parte mais íntima do edifício. Elas também não respondem à lógica cartesiana. A distância entre elas depende da sua área de influência e sua escala. A cor e os materiais do espaço principal trazem variações de luz e cor que contrastam com a natureza do material das bolhas.

Mediateca [Terceiro Lugar] em Thionville / Dominique Coulon & associés - Imagem 13 de 43
© Eugeni Pons
Mediateca [Terceiro Lugar] em Thionville / Dominique Coulon & associés - Imagem 8 de 43
© Eugeni Pons

O espaço é fluido e as múltiplas rotas oferecem pontos de vista constantemente renovados. O passeio se transforma em um processo de revelação dos vários universos. O desdobramento do envelope externo acentua essa impressão de espaço infinito. Neste espaço "inefável", a noção de gravidade parece desaparecer - o telhado e as paredes parecem flutuar. Essa sofisticação gera uma "acústica plástica" que dá a este novo lugar uma atmosfera que transporta e reexamina o relacionamento com o corpo e a fluidez. Não há uma leitura inequívoca do espaço; a percepção que se tem dele revela uma complexidade e uma riqueza inesperada. É um lugar de liberdade.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:1 Avenue André Malraux, 57180 Terville, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mediateca [Terceiro Lugar] em Thionville / Dominique Coulon & associés" [Media Library [Third-Place] in Thionville / Dominique Coulon & associés] 09 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872870/mediateca-terceiro-lugar-em-thionville-dominique-coulon-and-associes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.