DIMO / Arango+

DIMO / Arango+ - Mais Imagens+ 9

Cidade do Panamá, Panamá
  • Arquitetos: Arango+; Arango+
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  834
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2008
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fernando Alda
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluwood Panamá, European Windows, Luzia, Onix Mosaico, Veneta Cucine
© Fernando Alda

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma figura artificial, uma espécie de portal feito para ver visto de longe. Um muro branco. Uma viga cinza sobre a qual descansa um plano semitransparente que deixa entrever o horizonte. 

© Fernando Alda

Esta é a visão que oferece a residência DIMO ao chegar à fazenda de automóvel. Um elemento geométrico que sugere uma clara intenção de emoldurar a paisagem natural, orgânica, colorida e tropical. 

© Fernando Alda

É somente na proximidade que a obra nos revela sua tridimensionalidade. Aquela aparentemente planta mas que, na realidade, é um conjunto de paredes e paralelepípedos que abrigam e organizam, de modo muito preciso, o programa da residência. 

© Fernando Alda
© Fernando Alda

Um muro que corre na direção norte-sul e se transforma na vedação da garagem e da cozinha, ocultando o volume que abriga o programa auxiliar e os espaços de serviço. Outro, disposto na direção leste-oeste, estabelece uma gradação de maior privacidade na medida em que o atravessamos. Estes dois muros principais são, por vezes, recortados e deslocados em paralelo para permitir a passagem da luz ou um olhar indireto; outras aparecem revestidos de vegetação ou pedra para separar diferentes âmbitos. Ambos confluem perpendicularmente em um espaço aberto e coberto que funciona como lugar de recepção. Trata-se do hall da residência sobre o qual  descansa, parecendo flutuar, o piano nobile. Neste nível está situado o dormitório principal, assim como o pé-direito duplo que descomprime os âmbitos da sala de jantar e dos dormitórios. Este pórtico serve de transição, de articulação entre a zona diurna, a oeste, e a parte mais íntima do programa, os dormitórios, ao leste. 

© Fernando Alda
© Fernando Alda

A sobriedade dos materiais de revestimento eleitos tanto para o interior quanto para o exterior da moradia permite o protagonismo das peças de arte, assim como os pátios principais. Um, seguindo um padrão vegetal inspirado em Burle Marx supõe uma extensão do espaço em torno do qual são dispostos os dormitórios. O outro, a extensão do banheiro de hóspedes, inunda-se por uma lâmina de água que começa sendo um espelho d'água linear, um eixo marcado que conduz ao hall ao ar livre. Esta lâmina, convertida em piscina na área social, envolve o volume que contem a sala de estar e de jantar. Ambos pátios podem ser entendidos como parte da coleção de arte. 

© Fernando Alda

A imagem desde o mar, o oceano pacífico, nos permite ver esta obra elevada sobre as copas de um frondoso bosque tropical. 

© Fernando Alda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "DIMO / Arango+" [DIMO / Arango+] 19 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871679/dimo-arango-plus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.