Casa RAVE / Tom Mahieu Architect

Casa RAVE / Tom Mahieu Architect - Imagem 2 de 28Casa RAVE / Tom Mahieu Architect - Imagem 3 de 28Casa RAVE / Tom Mahieu Architect - Imagem 4 de 28Casa RAVE / Tom Mahieu Architect - Imagem 5 de 28Casa RAVE / Tom Mahieu Architect - Mais Imagens+ 23

Oudenaarde, Bélgica
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  172
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Accoya, ELEVATE, EUGEN DECKER, INNTEC, MDB metal, Saint-Gobain
Casa RAVE / Tom Mahieu Architect - Imagem 4 de 28
© Yannick Milpas

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta edificação está localizado em um típico loteamento belga, com lotes que possuem 500 m² em média.

Casa RAVE / Tom Mahieu Architect - Imagem 5 de 28
© Kris Snoeck

Devido à localização do terreno, próximo à um playground infantil e considerando sua orientação, decidiu-se utilizar metade da área construída disponível para o edifício e criar um máximo de espaço externo nas orientações leste, sul e oeste.

Casa RAVE / Tom Mahieu Architect - Imagem 8 de 28
© Yannick Milpas

Todas as funções noturnas estão localizadas no volume retangular do primeiro pavimento, com apenas uma abertura horizontal na fachada norte, enquanto as outras fachadas não possuem aberturas.

Casa RAVE / Tom Mahieu Architect - Imagem 19 de 28
© Yannick Milpas

Este bloco retangular está completamente construído de Madeira Laminada Colada e está apoiado no solo com 8 tubulações metálicas com núcleo de concreto. Esta estratégia foi adotada para criar o máximo de espaço aberto no térreo, pavimento ladeado com janelas do piso ao teto.

Casa RAVE / Tom Mahieu Architect - Imagem 12 de 28
© Yannick Milpas
Casa RAVE / Tom Mahieu Architect - Imagem 28 de 28
Corte
Casa RAVE / Tom Mahieu Architect - Imagem 13 de 28
© Yannick Milpas

Como o térreo é revestido de vidro, os limites da casa e das áreas de estar são transferidos para as bordas do terreno. Isso cria uma sensação de amplidão e abertura com abundância de luz e espaço, apesar da limitada metragem construída. 

Casa RAVE / Tom Mahieu Architect - Imagem 10 de 28
© Yannick Milpas

Painéis em alumínio preto são instalados em torno do terreno garantindo privacidade. As áreas não edificáveis em ambas as laterais do terreno estão integradas com os painéis, tornando os espaços externos igualmente privados. Estes ambientes externos são transformados em jardins floridos e de água, visíveis do interior da casa, mas não da rua. 

Casa RAVE / Tom Mahieu Architect - Imagem 20 de 28
© Yannick Milpas

Descrição de Produto. O objetivo era construir uma casa compacta e contemporânea com o máximo de atenção ao uso de energia e durabilidade, criando uma ampla sensação de espaço em um pequeno terreno.

Casa RAVE / Tom Mahieu Architect - Imagem 21 de 28
© Kris Snoeck

As paredes externas do pavimento térreo são todas de vidro, não existem paredes sólidas. A Madeira Laminada Colada foi eleito como material para todo o primeiro pavimento (piso, paredes e cobertura) devido à sua leveza, reduzindo a estrutura metálica do térreo e possibilitando o máximo de abertura. 

Casa RAVE / Tom Mahieu Architect - Imagem 11 de 28
© Kris Snoeck

Além disto, a MLC tem ainda as vantagens da prefabricação, construção rápida e precisa, com o material de construção que também é o acabamento final.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa RAVE / Tom Mahieu Architect" [RAVE / Tom Mahieu Architect] 03 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870455/casa-rave-tom-mahieu-architect> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.