São Lourenço do Barrocal / Eduardo Souto de Moura

São Lourenço do Barrocal / Eduardo Souto de Moura - Mais Imagens+ 40

  • Interiores: AnahoryAlmeida
  • Paisagismo: João Gomes da Silva
  • Engenharia: Afaconsult
  • Cliente: São Lourenço do Barrocal
  • Cidade: Monsaraz
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Nelson Garrido

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Monte tem um núcleo caracterizado por 7 edifícios implantados ao longo de uma rua central, que define dois conjuntos principais (Norte e Sul). O complexo Norte, com uma área de 4.144 m², é composto por 2 edifícios: o antigo edifício industrial e armazém para as ferramentas agrícolas. O complexo Sul é composto por 5 edifícios: a casa principal, os pavilhões agrícolas, o pombal, o canil e a pocilga, com uma área de 3.810 m². Mais ao sul, a área de vegetação compõe 20.333 m², incluindo a antiga casa do jardineiro, com uma área de 34 m², e a piscina exterior que se mantém firme no barrocal.

© Nelson Garrido

"A primeira coisa que impressionou, assim que cheguei, foi o ambiente do hotel, que é difícil de encontrar. Todo mundo sabe que o Alentejo é muito bonito, mas eu não esperava ter uma herança pré-histórica como esta.

© Nelson Garrido

Depois, havia outros dois fatores que também foram uma surpresa e geraram novos pontos de vista. A água na beira da propriedade - da famosa Barragem de Alqueva - e as vistas de Monsaraz que são adoráveis. A segunda pergunta foi a natureza urbana deste monte. Esta não é apenas uma casa. Este é verdadeiramente um mini-universo, uma aldeia. Tem sua própria hierarquia: uma rua, um quadrado, dependências, claustros. Isto é o que raramente encontramos em tão boas condições.

Eu vejo as coisas não pelo seu valor como tal, mas sempre do ponto de vista de como lidar com eles. Ou seja, o que devo fazer aqui? Todo mundo sabe que cada desenvolvimento histórico é único e Barrocal é um projeto difícil, mas muito interessante porque estamos trabalhando na ponta da navalha. Se nós vamos longe demais, nós vamos estragá-lo, e se não fizermos o suficiente, não funcionará.

© Nelson Garrido

A questão principal aqui é a partir de uma posição que é teoricamente muito interessante, mas realmente muito perigosa na prática - mas é a única maneira. A única maneira de preservar o patrimônio é viver com ele e usá-lo, mesmo que esteja danificado em alguns lugares. Porque só a vida cotidiana o transforma em algo natural e lhe dá status de patrimônio.

Planta

O que é fascinante aqui é a mudança no uso. Um edifício pode ser criado para um propósito específico e, em seguida, evoluir para atender às diferentes necessidades contemporâneas. Há um processo que é muito absorvente descobrir como uma prensa de azeite, por exemplo, pode se tornar um lugar para uma sala com um bar, como dependências agrícolas podem ser transformar em casas, e como um curral pode ser transformado em um restaurante. Esta mudança de uso não necessita de qualquer intervenção. O desafio é como a arquitetura vai responder.

© Nelson Garrido

Eu acho que as pessoas se sentirão em casa aqui, está será a primeira impressão delas, mesmo que tenham vindo apenas para relaxar. Um vai ler, outro vai escrever uma tese, outro está aqui para um feriado. As pessoas vão se encontrar e sair para comprar pão ou jantar. Depois de alguns dias eles estarão conectados. Acho que é importante formar um tipo de comunidade. Mas uma comunidade passageira, porque essa é a maneira que é projetado."

© Nelson Garrido

Alojamento e amenidades

Unidades de alojamento (22 Quartos, 2 Suítes, 16 Casas Rurais): 4.615 m²

Spa e studio: 575 m²

Restaurante sem os terraços externos: 599,5 m²

Bar: 102 m²

Adega: 521 m²

Loja com pátio: 194,50 m²

Estábulos e pista de equitação: 1.060 m²

Piscina exterior de adultos: 240 m²

Piscina infantil: 21,50 m²

Sala de jogos infantil com pátio: 153 m²

© Nelson Garrido

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua de Reguengos 9A, 7200-181 Monsaraz, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "São Lourenço do Barrocal / Eduardo Souto de Moura" [São Lourenço do Barrocal / Eduardo Souto de Moura] 05 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868537/sao-lourenco-do-barrocal-eduardo-souto-de-moura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.