Casa Plugin da Srta. Fan / People's Architecture Office

© Gao Tianxia / People’s Architecture Office

Descrição enviada pela equipe de projeto. Srta. Fan é de uma família tradicional chinesa. Para recém-casados como ela espera-se que comprem um carro e se mudem para uma nova casa nos subúrbios para iniciar a próxima fase de sua vida. Mas para as pessoas em seus 30 anos que desejam ser financeiramente independentes, o preço imobiliário astronômico em Pequim torna a compra de uma casa por conta própria quase impossível.

© Gao Tianxia / People’s Architecture Office
Diagrama
© Gao Tianxia / People’s Architecture Office

Srta. Fan nasceu e foi criada no distrito de Changchun Jie Hutong no centro histórico de Pequim. Quando estava no colégio, sua família se mudou para os subúrbios, enquanto seu antigo bairro, com infraestrutura desatualizada e superlotação, continuava a crescer em condições semelhantes a uma favela. Mas Fan nunca se acostumou a torres residenciais suburbanas, preferindo a intimidade da comunidade de onde ela veio.

© Gao Tianxia / People’s Architecture Office
Corte
© Gao Tianxia / People’s Architecture Office

Os custos desta casa, aproximadamente trinta vezes menor que comprar um apartamento típico, fez do ato de voltar para onde cresceu uma realidade prática. O padrão de vida e a eficiência energética de uma 'casa Plugin' é igual ou superior ao das novas torres de apartamentos. E seu deslocamento diário para o trabalho agora reduziu de quatro horas para uma. O anexo substitui parte da casa antiga e acrescenta novas funções como uma cozinha e banheiro. O bairro não tem sistema de esgoto, portanto banheiros públicos são geralmente a única opção, mas um sistema de banheiro com compostagem integrado no novo anexo torna a vida muito mais conveniente.

Planta

A cobertura do estar se estende para cima proporcionando espaços de pé direito duplo com aberturas em ambas as laterais. A luz do sol vem do alto para preencher os interiores com iluminação natural, inclusive no banheiro que conta com uma abertura zenital. Um espaço de deck na cobertura proporciona um ambiente de respiro no entorno denso e uma área social privada.

© Gao Tianxia / People’s Architecture Office

O novo Sistema de Casas Plugin é à prova d'água e pode ser usado exteriormente à uma estrutura existente. Estes módulos pré-fabricados incorporam isolamento, acabamento interior e exterior em uma peça moldada. Painéis Plugin se fixam uns aos outros com uma trava integrada fazendo da construção uma tarefa simples suficiente para ser concluída por duas pessoas não qualificadas e uma ferramenta em apenas um dia. Fiação e encanamentos já são integrados nos painéis.

© Gao Tianxia / People’s Architecture Office

A volumetria do anexo é definido não por regras urbanas, mas sim pelas demandas negociadas com vizinhos. Em todas orientações, sua estrutura não bloqueia a luz do sol, a circulação de ar e as vistas das casas vizinhas. Mesmo quando a estrutura já estava concluída, novas demandas surgiram. O material utilizado permite a acomodação destas mudanças de forma prática, onde cortar secções inteiras do edifício pode ser feito in loco.

© Gao Tianxia / People’s Architecture Office

Como expressão das forças sociais, a Casa Plugin é uma nova manifestação do vernacular urbano nascido a partir das condições locais. O fato de pessoas como a Srta Fan se mudar para partes históricas de Pequim é algo raro. Ao melhorar os padrões de habitação em um preço acessível dentro das limitações sociais do entorno, a Casa Plugin é uma tentativa de proporcionar novo fôlego para bairros antigos.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Plugin da Srta. Fan / People's Architecture Office" [Mrs. Fan's Plugin House / People's Architecture Office] 22 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867646/casa-plugin-da-srta-fan-peoples-architecture-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.