![](https://images.adsttc.com/media/images/5775/a70d/e58e/cebb/4600/0031/newsletter/_ARM0599.jpg?1467328260)
- Ano: 2016
-
Fotografias:Martin Argyroglo
-
Fabricantes: Züblin
![](https://images.adsttc.com/media/images/5775/a672/e58e/ce76/6b00/0029/newsletter/_ARM9445.jpg?1467328105)
Descrição enviada pela equipe de projeto. Arquitetos britânicos do Studio Andrew Todd completaram o primeiro teatro Elizabetano permanente da França. A construção começou em setembro de 2014 e foi concluída em maio de 2016.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5775/a6e6/e58e/ce76/6b00/002d/newsletter/_ARM9215.jpg?1467328221)
O auditório de 388 lugares se situa na região do espetacular Chateau d'Hardelot perto de Calais, uma vez o lugar preferido de Charles Dickens e agora casa para o Centre Culturel de l’Entente Cordial, que recebe um grande festival anual de verão que celebra os laços culturais com a Grã-Bretanha.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5775/a5b9/e58e/cebb/4600/0024/newsletter/RDC_Hardelot_160225.jpg?1467327917)
O edifício foi construído (acima do solo) inteiramente em madeira e bambu, e é naturalmente ventilado - o primeiro edifício cultural complexo assim na França. Ele também é revolucionário em seu consumo de energia excepcionalmente baixo, usando menos energia que um típico francês por ano.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5775/a735/e58e/ce76/6b00/0030/newsletter/_ARM0544.jpg?1467328298)
Este edifício não será apenas o primeiro teatro de estilo Elizabetano permanente da França, mas o único no país com um completo palco aberto - uma forma que é difundida na Grã-Bretanha e na América do Norte. Ele também se converterá em uma pequena casa de ópera com fosso de orquestra e proscênio.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5775/a6b2/e58e/ce76/6b00/002b/newsletter/_ARM9322.jpg?1467328167)
O Studio Andrew Todd não só precisava criar um espaço aconchegante e mágico, mas também trabalhar com o castelo e o belo parque costeiro, em que o projeto está situado. A solução adotada foi um cilindro puro de madeira cercado por uma gaiola brilhante de postes de bambu de 12 metros.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5775/a71a/e58e/ce76/6b00/002f/newsletter/_ARM0574.jpg?1467328273)
Um Globe para o nosso tempo...
"Ele foi projetado para vibrar com o seu ambiente natural, ao invés de ser um objeto estranho, sozinho e buscando atenção", disse Andrew Todd. "E levamos isso ao espaço interno: o auditório circular de madeira é naturalmente iluminado e ventilado, com o coroamento do edifício atuando como uma chaminé gigante que traz uma suave corrente de ar para o público."
![](https://images.adsttc.com/media/images/5775/a5a7/e58e/ce76/6b00/0024/newsletter/_ARM9525.jpg?1467327902)
"É apropriado considerar a metáfora original do Shakeaspeare's Globe - pensado como uma sociedade e um universo em miniatura - à luz da nossa atual crise ambiental global: o que pode ser melhor do que construir um edifício de materiais saudáveis e sustentáveis, exigindo uma mínima quantidade de energia para funcionar?"
"A presença de materiais familiares e atemporais - como os painéis estruturais de píceas e revestimento de lariço - dá ao edifício um caráter universal, relevante hoje ou centenas de anos no passado ou no futuro.As estacas de bambu de 12 metros de altura que circundam o edifício - importados especialmente de Bali - introduzem pela primeira vez na França este material mágico em um grande edifício. Eles também servem para nos lembrar que a ecologia é uma questão global, e talvez nos lembre que a universalidade de Shakespeare não deve nos confortar em nossas identidades locais: ele explorou o campo geográfico e as novas complexidades da psique humana. Espero que este edifício seja familiar e desafiador."
![](https://images.adsttc.com/media/images/5775/a634/e58e/ce76/6b00/0027/newsletter/Long_Section_Hardelot_160225.jpg?1467328040)
"De um ponto de vista objetivo, fazer este edifício de madeira serviu para capturar 100 toneladas de carbono; isso facilmente compensou os 200 quilos necessários para trazer o bambu do outro lado do mundo."
![](https://images.adsttc.com/media/images/5775/a754/e58e/cebb/4600/0034/newsletter/_ARM0308.jpg?1467328331)
Todd, baseado em Paris, que foi nomeado Chevalier des Arts et Lettres pelo governo francês em 2011, disse: "Eu sou uma espécie de Entente Cordial, e este projeto parece um regresso ao lar, condensando tantas áreas de grande interesse para mim: as tensões produtivas entre a França e a Grã-Bretanha, a ecologia radical e a possibilidade abundante de criação teatral. Espero que este projeto demonstre que nós podemos viver plenamente, alegremente e também levemente: o teatro é uma concentração de vida e uma digna analogia para vivermos mais juntos, mais economicamente, com consciência e respeito mútuo."
![](https://images.adsttc.com/media/images/5775/a6f4/e58e/cebb/4600/0030/medium_jpg/_ARM9142.jpg?1467328234)
Todd tem um interesse particular e especialização em espaços circulares, tendo trabalhado com o lendário diretor Peter Brook no livro The Open Circle: Peter Brook’s Theatre Environments (Faber, 2003).
"Os círculos foram largamente banidos do teatro francês por causa de sua associação com espaços burgueses e hierárquicos, onde os pobres estavam mais longe e não podiam ver o palco", disse ele.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5775/a727/e58e/cebb/4600/0032/newsletter/_ARM0552.jpg?1467328285)
"Espero que este projeto mostre - como o teatro Bouffes du Nord de Peter Brook em Paris - o grande potencial social e dramático de mais espaços de convívio. Como o primeiro teatro Elisabetano permanente da França, ele certamente estimulará a polinização cruzada criativa sobre o Canal", disse Todd.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5775/a545/e58e/ce76/6b00/0020/newsletter/_ARM9548.jpg?1467327804)
O Chateau d'Hardelot - na Côte d'Opale, entre Le Touquet e Bolonha - data do século XIII e foi transformado em uma mansão de estilo Tudor em meados do século XIX por Sir John Hare, um amigo de Charles Dickens, que era um frequente visitante da casa.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5775/a5d7/e58e/cebb/4600/0025/newsletter/_ARM9463.jpg?1467327951)
Em 2007, o castelo e o seu parque de 880 hectares tornaram-se o lar do Centre Culturel de l’Entente Cordial, dedicado ao fortalecimento dos laços culturais entre a França e a Grã-Bretanha através de exposições, conferências, teatro e música. O Midsummer Festival do Centre ocorreu em um teatro de estilo Elizabetano desmontável por vários anos. Com um sucesso crescente e a ambição de fornecer uma programação durante todo o ano, o Département du Pas-de-Calais lançou em março um restrito concurso de arquitetura para a concepção de um edifício permanente para abrigar 400 lugares. O Studio Andrew Todd venceu a competição contra Alain-Charles Perrot e K-Architectures.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5775/a745/e58e/cebb/4600/0033/medium_jpg/_ARM0341.jpg?1467328317)
A equipe de projeto anglo-francesa inclui a LM Ingénieur, sediada em Paris (estrutura e instalações mecânicas e elétricas), os consultores de teatro britânicos Charcoalblue (responsáveis pela recente construção da nova sede da Royal Shakespeare Company), que trabalharam na iluminação, engenharia de palco e acústica e os consultores de custo Bureau Michel Forgue, com sede perto de Lyon.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5775/a791/e58e/cebb/4600/0037/newsletter/_ARM0117.jpg?1467328392)
Em conjunto com a inauguração do teatro Hardelot, Andrew Todd também lançou seu livro Common Sense.