-
Arquitetos: Kritzinger Architects
- Área: 2650 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Adam Letch
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório Kritzinger Architects venceu a licitação para transformar a antiga Escola Primária Tafelberg, em Sea Point, como parte do programa Provincial da Regeneração do Governo do Cabo Ocidental. A propriedade é do governo mas foi arrendada para a Escola Francesa. A construção iniciou-se em janeiro de 2014 e terminou em agosto de 2014.
O requerimento consistia em uma remodelação de baixo custo das instalações existentes, assim como espaço adicional para uma nova cafeteria e biblioteca a fim de atender as aulas do ensino primário e pré-primário em rápida expansão. Com um orçamento de construção de R13,4 milhões, solicitou-se a equipe de profissionais que proporcionassem um projeto de baixo custo e de alta qualidade que se ajustasse aos padrões de desenho da escola francesa.
O conceito está em preservar o esplendor do edifício escolar já existente, construído na década de 1930, mas também criar uma nova identidade para a escola francesa através da adição de um novo edifício para uma biblioteca e cafeteria, além do paisagismo e de um campo esportivo.
O edifício escolar existente foi replanejado para incluir novas salas de aula e o pátio se abriu aos elementos para gerar luz natural, vistas e ventilação cruzada para todas as salas. O bloco de banheiros existente no centro do pátio foi demolido e um novo bloco de serviço foi criado dentro do edifício principal. A circulação interna em torno do pátio é arquitetonicamente definida por uma faixa pintada no solo e por luzes coloridas suspensas.
O hall existente foi reformado com um novo edifício com cafeteria e biblioteca, introduzido como uma peça do conjunto para criar uma nova identidade para a escola. O novo edifício foi desenhado como uma adição contemporânea e está estrategicamente situado junto ao salão antigo para oferecer flexibilidade de uso e facilidade de fluxo entre o salão, a cafeteria e o campo esportivo no térreo.
A estrutura compreende um simples marco de concreto e cobertura de uma água com uma tela de madeira envolvente no primeiro nível que proporciona controle solar a biblioteca mas ainda assim oferece vistas para a paisagem externa. Foram selecionados materiais de baixo custo, tais como Oriented Strand Board, SA de pinos e madeira compensada para complementar o concreto com relevo e proporcionar uma linguagem homogênea de materiais em toda a escola.
O paisagismo foi introduzido para criar um forte eixo pedonal entre as duas entradas da rua e os edifícios ao seu arredor. O campo esportivo, superior e inferior, existente foi reformado para criar um novo campo com grama artificial. O estacionamento dos funcionários foi desenhado no extremo inferior do terreno com fácil acesso a saída de Tramway Road.
Em 2015, a Escola Francesa foi pre-selecionada para o prêmio do Instituto do Cabo para arquitetos e foi premiada com a etiqueta Eco-School da Wildlife and Environment Society of South Africa para projetos sustentáveis.