Centro Cultural Fundação Stavros Niarchos / Renzo Piano Building Workshop

Centro Cultural Fundação Stavros Niarchos  / Renzo Piano Building Workshop  - Mais Imagens+ 17

  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Michel Denancé
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Brimat, Sika, St. Cloud Window, Thebault Groupe, Uniform
  • Equipe De Projeto: G.Bianchi, V.Laffineur (associado responsável), S.Doerflinger, H.Houplain, A.Gallissian with A.Bercier, A.Boldrini, K.Doerr, S.Drouin, G.Dubreux, S.Giorgio-Marrano, C.Grispello, M.A.Maillard, E.Ntourlias, S.Pauletto, L.Piazza, M.Pimmel, L.Puech and B.Brady, C.Cavo, A. Kellyie, C.Menas Porras, C.Owens, R.Richardson; S.Moreau; O.Aubert, C.Colson and Y.Kyrkos (modelos)
  • Cidade: Atenas
  • País: Grécia
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de SNFCC.

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Cultural Stavros Niarchos está localizado na Kallithea, 4 km ao sul do centro de Atenas. Sendo um projeto cultural e educativo importante, o local será composto pela Biblioteca Nacional da Grécia e pela Ópera Nacional grega em um parque de 170 mil metros quadrados. Atualmente, o local escolhido é um estacionamento, feito para os Jogos Olímpicos de 2004, e antigamente foi um espaço para pistas de corridas. Desta forma, o projeto procura restaurar as conexões perdidas do lugar com a cidade e o mar. 

© Michel Denancé
Croqui
© Ruby On Thursdays

Como um dos primeiros portos de Atenas em Faliro Bay, Kallithea sempre teve uma forte relação com a água. Na atualidade, entretanto, apesar de sua proximidade, não há vista ao mar desde o local. Para restaurar isto, criou-se uma colina artificial no extremo sul do terreno (em direção ao mar). O parque inclinado culmina no edifício do centro cultural, criando espetaculares vistas ao mar. 

Cortesia de SNFCC.
Planta
Cortesia de SNFCC.

Tanto a ópera como a biblioteca são combinadas em somente um edifício, com um espaço público, conhecido como Ágora, facilitando o acesso e as conexões entre as duas instalações principais. A ala da Ópera é composta por dois auditórios, um dedicado às óperas e balés tradicionais (450 lugares) e outro para atuações mais experimentais (1400 lugares). A biblioteca pretende ser não somente um lugar para aprendizagem e preservação da cultural, mas também um recurso público, um espaço onde a cultura é realmente acessível para ser compartilhada e desfrutada.

Cortesia de RPBW
Corte
© Michel Denancé

A sala de leitura da biblioteca é completamente revestida por paredes de vidro e está localizada na parte superior do edifício, logo abaixo do telhado. Uma caixa transparente horizontal quadrada, que desfruta de vistas 360 graus de Atenas e do mar. A conexão visual e física do local com a água continua no parque com um novo canal que corre ao longo de eixo norte-sul, eixo pedonal principal, a Esplanada. A cobertura do telhado proporciona uma sombra essencial, sendo coberto com 10 mil metros quadrados de células fotovoltaicas, suficiente para gerar 1,5 megawatt de energia para a biblioteca e ópera. Esta grande superfície deve permitir que o edifício seja autossuficiente em fins energéticos durante as horas normais de abertura. Sempre que for possível, a ventilação natural poderá ser utilizada.

© Michel Denancé

A conexão visual com a água continua no parque através de um canal ao lado da esplanada, nos principais eixos pedonais do local na direção norte-sul.

© Michel Denancé

O complexo almeja a qualificação LEED Platinum.

© Michel Denancé

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Atenas, Grécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural Fundação Stavros Niarchos / Renzo Piano Building Workshop " [Stavros Niarchos Foundation Cultural Centre / Renzo Piano Building Workshop ] 21 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799744/centro-cultural-fundacao-stavros-niarchos-renzo-piano-building-workshop> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.