"AQUELA" Casa / Austin Maynard Architects

AQUELA Casa / Austin Maynard Architects - Mais Imagens+ 36

Melbourne, Austrália
  • Arquitetos: Austin Maynard Architects; Austin Maynard Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  255
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tess Kelly
  • Construção: Sargant Constructions
  • Engenharia: R. Bliem & Associates
  • Orçamentos: Cost Plan
  • Gestão De Obras: Code Compliance
  • Piscina: Out From The Blue
  • área Do Terreno: 514 m²
  • Equipe De Projeto: Andrew Maynard, Mark Austin, Kathryne Houchin
  • Cidade: Melbourne
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Tess Kelly

Em poucas palavras

O terreno está rodeado de casas enormes, e o projeto que a família solicitou era uma casa com "quantidade suficiente de espaço". Ao criar grandes aberturas e conexões com o jardim, esta casa de tamanho médio tem a sensação de ser ampla. O resultado é uma casa que possui a metade do tamanho das suas vizinhas sem comprometer sua habitabilidade.

© Tess Kelly

As maiores casas do mundo

As casas australianas são tidas como as maiores do mundo e esse é um problema significante para o país. Uma economia estável, cultura aspiracional e uma topografia relativamente plana permitiram aos australianos ocupar casas que são maiores que precisam. A paisagem plana de Melbourne e população em rápido crescimento resultou que grandes casas se espalhassem por todo o cinturão de cultivo e nas áreas áridas; grandes casas e seu espraiamento associado são altamente problemáticos pois exigem a dependência da propriedade do automóvel individual e a infraestrutura associada. Serviços e infraestrutura, como comida, água, eletricidade, redes de comunicação, saúde e educação são estendidas a grandes custos do público, financeira e ambientalmente.

Planta Baixa

Morando em comunidade

“Nós (australianos) tendemos a ver as coisas em um espaço privado ao invés de procurá-los em um espaço público ou se misturar com outros na comunidade; e acredito que está é uma tendência preocupante”, explica o Professor Stuart White.

© Tess Kelly

Como muitos dos clientes, os proprietários da casa estão dispostos a se abrirem para a comunidade ao invés de ficarem se escondendo e fortificando sua residência. Como a cultura e as casas australianas se tornam crescentemente voltadas para dentro e protegidas, estamos reagindo contra esta tendência. THAT House se abre para o exterior, tanto privada como publicamente, mas ainda sim é capaz de se adaptar a diferentes níveis de privacidade. A casa portanto conta com persianas superiores ajustáveis, que permitem barrar grande parte da vista do interior da casa enquanto mantém as vistas para o jardins. 

© Tess Kelly

Sozinho, juntos.

Um conceito recorrente em nossos projetos, significa ter espaços isolados dentro dos espaços comuns. A planta é bastante aberta, mas a disposição dos espaços permite que os proprietários estejam juntos ou isolados. Por exemplo, alguém pode estar lendo no espaço de estudo enquanto outra pessoa assiste televisão e outras duas ainda estão conversando na cozinha. Estão dentro de um grande espaço compartilhado, no entanto esta não é uma planta aberta ruidosa, e nem uma série de espaços compartimentados, permitindo flexibilidade aos usuários.

Corte

Se seus espaços se adaptam para satisfazer seu ânimo, o tempo, a hora do dia e o uso, então não é necessário uma infinidade de ambientes. Áreas complexas e adaptáveis nos permitem tirar o máximo dos espaços, enquanto mantém as casas em tamanhos modestos e permite que se tenha espaços externos abundantes. 

© Tess Kelly

Desafio

Embora esta não seja uma pequena casa, dentro de seu contexto mantém o caráter de desafio, de resistência. Faz uma declaração ao se erguer com quase a metade da área das casas vizinhas, sem comprometer suas funções, qualidade e tipologia espacial.

© Tess Kelly

Sustentabilidade

Entre as características sustentáveis, aqui foi otimizado o ganho solar passivo em todas as aberturas na orientação norte, e todas as janelas possuem camadas duplas de vidro. Não há aberturas na fachada oeste e quantidade reduzida na fachada leste. A casa conta também com cobertura branca reduz o efeito de ilhas de calor no contexto urbano e reduz a transferência de calor interna; isolamento de alta performance; gestão ativa da sombra e ventilação passiva reduzindo dependência de controle mecânico da temperatura; um grande tanque na parte posterior que armazena a água da chuva para reutilização nos vasos sanitários e irrigação do jardim; painéis solares com micro inversores; materiais provenientes de fontes locais.

© Tess Kelly

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: ""AQUELA" Casa / Austin Maynard Architects" [THAT House / Austin Maynard Architects] 18 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799411/aquela-casa-austin-maynard-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.