-
Arquitetos: Jeanne Dekkers Architectuur
- Área: 5805 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Daria Scagliola, Jim Pulles
-
Fabricantes: Krepla
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício Tetra é a nova cara do Instituto Independente de Pesquisa Deltares. O instituto se centra em soluções inovadoras aos problemas Delta. Ele foi inserido num campus obsoleto projetado nos anos sessenta. Jeanne Dekkers Architectuur buscou encontrar uma expressão conveniente à mudança de ênfase da pesquisa de Deltares. Novos conhecimentos sobre a essência da engenharia hidráulica, com um foco em ecologia e sustentabilidade, pediram uma linguagem arquitetônica diferente. O edifício Tetra é o primeiro passo para o novo plano regulador proposto por Jeanne Dekkers Architectuur.
O novo edifício tem uma fachada que "reage" a suas orientações que mudam constantemente. A planta principal do edifício faz uma referência ao "Delta", e cria vários lados e por sua simplicidade encaixa bem com a arquitetura robusta do complexo original. A fachada contemporânea apresenta profundidades que funcionam como um sombreamento natural, enquanto brindam um caráter dinâmico à fachada. O leve edifício aberto se situa por cima da água e forma o ponto focal do renovado campus Deltares.
Adjacente ao edifício Tetra, os arquitetos desenharam um pequeno pavilhão de usos múltiplos. A forma livre do edifício está revestido em sua totalidade de madeira e forma um conjunto com o Tetra.
O edifício Tetra possui três pavimentos e consta de três alas de espaços de escritórios com uma distribuição aberta. O interior possui uma paleta de materiais e cores "tranquilas", a madeira e o concreto combinados com tons pastel.