Residência Águas Claras / Alfredo Comandari

Residência Águas Claras / Alfredo Comandari - Mais Imagens+ 19

Zapallar, Chile
  • Empreiteiro: Leonardo Lazo
  • Decoração: Juan Pablo Larraín
  • Colaborador: Estudio Paula Gutiérrez
  • Cidade: Zapallar
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Vicente García M.

Descrição enviada pela equipe de projeto. Apesar dos proprietários já possuírem uma residência próxima a Lomas Blancas, eles buscavam um local para construir algo mais privado e distante do olho público. Após um período de busca eles encontraram, próximo à localidade de Cachagua, um pedaço de terra inclinado localizado no meio de uma floresta de eucaliptos. O local possuía as características perfeitas para alcançar a dita intimidade.

© Vicente García M.

Enquanto isso, após conhecer o local e a encomenda, a primeira intenção era de separar as diferentes áreas da residência em um caminho que nos permitiu manter a intimidade de cada espaço e reduzir o impacto sobre a floresta circundante, localizando os volumes em locais menor ocupados pelas árvores.
A partir desta ideia, um volume central foi desenhado junto a outros dois volumes diagonais que bloqueiam a vista a outras propriedades. Assim, a casa vê, simultaneamente, a si mesma, e a floresta, integrada biologicamente à paisagem e mantendo um diálogo, por sua própria geometria, com seu entorno.

© Vicente García M.

Os três volumes são separados pelas galerias envidraçadas que têm vista aos jardins exteriores, o que permite que diferentes espaços funcionem separadamente, ou em interconexão. Cada volume possui características próprias e autonomia. No centro localizamos um espaço comum com uma sala de estar integrada, a sala de jantar, e a cozinha. Sobre uma das alas, quatro dormitórios com dois banheiros e uma varanda coberta e, sobre a outra, o dormitório principal com seu banheiro próprio.

© Vicente García M.
Planta
© Vicente García M.

A casa inteira tem face norte. Grandes janelas de piso a teto e telhados inclinados buscam a luz, criando espaços internos íntimos e luminosos, que abrem-se e enfocam ao entorno natural. Por essa mesma razão, a decisão de localizar a cobertura e o fundo sobre a parte posterior da casa foi tomada, o que permitiu aos espaços interiores a condição de enfrentamento da paisagem natural sem qualquer intervenção arquitetônica.

Cortes

A materialidade externa é composta de uma folha preta opaca e micro-ondulada de aço que faz com que a casa fique escondida dentro da floresta e a concede um aspecto mais hermético e industrial. Para o interior, foram utilizados materiais quentes com uma madeira sutilmente laqueada, criando espaços acolhedores. A paleta de cores é, de forma geral, acromática, com alguns elementos primários coloridos. O contorno externo, por sua vez, é preto para remontar a silhueta geométrica da residência.

© Vicente García M.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Águas Claras / Alfredo Comandari" [Aguas Claras House / Alfredo Comandari] 29 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794225/residencia-aguas-claras-alfredo-comandari> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.