i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Laboratório
  4. Turquia
  5. ATÖLYE Labs
  6. 2015
  7. Container Park / ATÖLYE Labs

Container Park / ATÖLYE Labs

  • 11:00 - 30 Junho, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Container Park / ATÖLYE Labs
Container Park / ATÖLYE Labs, © Yerçekim Photography
© Yerçekim Photography
  • Arquitetos

  • Localização

    Bornova,35040 Bornova/İzmir, Turquia
  • Equipe de Projeto

    Engin Ayaz, Nesile Yalçın, Nujen Acar, Elif Karaköse, Buşra Tunç, Berna Erenoğlu
  • Diretor de Projeto

    Nesile Yalçın
  • Interiores

    Begüm Ural, Batuhan Türker
  • Imagens

    Murathan Sırakya, Gökhan Gürbüz
  • Desenho Arquitetônico

    ATÖLYE Labs
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© Yerçekim Photography © Yerçekim Photography © Yerçekim Photography © Yerçekim Photography + 23

  • Resumo

    Core & shell office building (arquitetura + paisagismo + engenharia) O projeto com 35 contêineres de segunda mão)
  • Equipe

    ATÖLYE Labs (consultoria estratégica, consultoria de sustentabilidade, paisagismo, gestão de projeto, controle de construção), Antre Design (documentação construção), STEB (controle de construção), Venta (mecânica), Sinapsen (elétrica), Methal (análise estática), Parça Proje (consultoria lumínica), Yerçekim Photography (fotografia de arquitetura)
  • Cliente

    İDEEGE Teknopark A.Ş.
  • Programa

    Escritórios, espaço de laboratório, galeria, café, restaurante, sala de exposições, galeria, terraço exterior e jardim
  • Área

    1000 m2 total terreno, 800m2 paisagismo
© Yerçekim Photography
© Yerçekim Photography

Do arquiteto. Reconhecendo que o século XXI promete novas relações produtivas entre a educação, a pesquisa e a indústria, iDEA Technopark A. Ş. contactou os laboratórios Atolye para construir uma instalação capaz de fomentar a colaboração interdisciplinar e abrigar um emergente parque tecnológico no centro de Izmir, uma movimentada cosmópole na Turquia ocidental. O projeto resultante reutiliza 35 contêineres de segunda mão para formar a peça central de uma nova e vibrante comunidade de pesquisa no campus, assim como gerar um imã para o talento criativo na Universidade Ege, na cidade de Izmir e na região de Egeo em geral. 

Planta Baixa
Planta Baixa

O Technopark de 1000 m2 abrigará instalações independentes pertencentes às grandes empresas turcas e internacionais centradas na biotecnologia, na energia, dos materiais e na pesquisa de software. Este programa inclui 'catalizadores' estrategicamente situados para aumentar a interação e o potencial de colaboração entre todos os membros desta comunidade. 

© Yerçekim Photography
© Yerçekim Photography
Diagrama
Diagrama

O projeto é único não somente por seu ritmo acelerado de pesquisa e seu processo de desenho e construção (por volta de 9 meses de planejamento condensado) mas também porque o resumo do projeto, o local e o programa foram se desenvolvendo e sendo ajustados pela mesma equipe de desenho. Por outro lado, os princípios-chave do desenho, especificados para o local, a ecologia e a segurança do seu futuro ajudaram a criar um modelo a ser seguido em outras instituições similares na Turquia e mais além. 

© Yerçekim Photography
© Yerçekim Photography

Aqui estão os detalhes destes princípios de desenho.

Desenho específico para o local

O projeto iniciou com o descobrimento de um terreno que possuía ainda escombros de um edifício demolido dentro do grande campus universitário. Por meio do processo de reciclagem de contêineres adquiridos localmente, a 12 km de distância, no porto de Izmir, a equipe de projeto foi capaz de reutilizar um local subaproveitado com resíduos de materiais de construção. 

© Yerçekim Photography
© Yerçekim Photography

Analisando o terreno, a orientação solar, rotas de circulação existentes no campus, ângulos de vento, setores sombreados por árvores e os contornos do edifícios anterior, foi criada uma divisão programática significativa e economicamente viável, uma disposição volumétrica e em última instância, uma circulação fluída de usuários. Esquemas de possíveis interações entre programas ajudaram a comunicar a importância dos catalizadores baseados na arte, desenho e tecnologia. Além do 'farol', conformado pelo contêiner vertical, um pátio interior, corredores estreitos de circulação cruzada e amplas áreas com bancos, permitem espaços de perspectiva e refúgio, assim como encontros espontâneos e recreações. 

© Yerçekim Photography
© Yerçekim Photography

Desenho ecológico

Além de uma quantidade excepcional de reciclagem de materiais, o projeto apresenta uma ampla gama de estratégias ecológicas. Através da colocação dos contêineres com exposição ótima norte-sul e estreitas secções transversais, o desenho maximiza a capacidade de utilizar as estratégias solares passivas apoiadas pela ventilação natural.

© Yerçekim Photography
© Yerçekim Photography

Árvores existentes, proteções solares com desenhos eficientes, janelas sul com brises, isolamento, ar-condicionado efetivo, materiais naturais como cortiça e sistemas de iluminação LED ajudaram a minimizar o impacto ambiental do edifício. 

Diagrama
Diagrama

Desenho à prova do futuro

Leva-se em consideração o fato de que a capacidade de adaptação e resistência do núcleo e da pele de um edifício são os seus maiores atrativos a longo prazo. O projeto conta com vários detalhes técnicos tais como vigas e colunas, instalações elétricas visíveis, tomadas abundantes, ventilação de alta capacidade, sistemas de calefação-resfriamento controláveis a nível local e estrutura de apoio para ajudar a construir possíveis separações no futuro. Todos os sistemas ajudam a modificar facilmente os usos espaciais ao longo do tempo. 

© Yerçekim Photography
© Yerçekim Photography

Em relação ao programa, através da colocação dos catalizadores de interação, o desenho de esquemas alternativos e móveis modulares podem prever secções das fachadas de contêineres como telas viáveis para os pintores e grafiteiros, além de considerações para facilitar a desmontagem e translado. O projeto torna-se a manifestação de um edifício como protótipo, que implica em envolver a talentosa comunidade de Izmir e seus arredores. 

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Container Park / ATÖLYE Labs" [Container Park / ATÖLYE Labs] 30 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <http://www.archdaily.com.br/br/790381/container-park-atolye-labs>