Aquiles Eco Hotel / Ramos Castellano Arquitectos

Aquiles Eco Hotel / Ramos Castellano Arquitectos - Mais Imagens+ 37

São Pedro, Cabo Verde
  • Empresa Construtora: ramoscastellano arquitectos
  • Engenharia: Eoceno Ramos
  • Carpinteiros: Tony e Aguinaldo
  • Arquitetos Responsáveis : Moreno Castellano, Eloisa Ramos
  • Colaboradores: Camille Cellier, Aderito Evora
  • Cidade: São Pedro
  • País: Cabo Verde
Mais informaçõesMenos informações
© Ricardo Nascimento

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na praça principal duma pequena aldeia piscatória, o Hotel tenta integrar-se na arquitetura e na estrutura social do lugar.

© Ricardo Nascimento

A arquitetura é simples, flexível, dialoga com as outras casas e construções.

© Ricardo Nascimento

13 quartos em madeira da dimensão dum contentor 2.5x7.5, postos dentro duma estrutura de betão (concreto) armado à vista pintado com cal branca.

A ilha de São Vicente com um clima tropical seco flagelados pelos ventos alíseos é muito frágil em termos de materiais. Só pedras e areia, protegidas pelas leis e não renováveis a curto prazo.

© Ricardo Nascimento

Por esta razão a madeira certificada para os quartos, renovável, fácil de montar e desmontar fácil para transportar é sustentável. Devido a uma imprevisível demanda turística, os proprietários escolheram uma solução flexível, fácil de ser transferida para outro lugar, ou ser desmontada e utilizada em outro contexto ou país.

© Ricardo Nascimento

O hotel é um protótipo, cada solução é feita pensando globalmente mas agindo localmente.

A água das duchas nos quartos é reciclada e reutilizada nas sanitas, num próximo futuro, painéis fotovoltaicos serão postos no telhado para produção de energia elétrica.

© Ricardo Nascimento

O primeiro e o segundo andar são iguais, 6 quartos da dimensão dum contentor 7.5x2.5x2.5, e um armazém.

O rés-do-chão tem uma recepção, a sala-restaurante, e a cozinha. Pavimento em betão polido, e móveis simples feitos a partir de madeira reciclada utilizada nas cofragem do betão armado.

O último piso tem uma suíte com vista para o mar, a lavandaria e um grande terraço.

The rooms have a basic configuration to fit with the simple village living. They consist in a simple portal “skeleton” made by 8x8 wooden bars, and a “skin” of assembled wooden panels. 

© Ricardo Nascimento

Os quartos têm uma configuração básica que corresponde e se enquadra no modo simples de viver da vila piscatória. Não tem ar condicionado, que não é preciso devido ao recurso à ventilação cruzada no prédio. Não tem televisão com o propósito de convidar os turistas a visitar a vila e a praia, ao invés de ficar nos quartos. Instalações de baixa tecnologia. E mínimas mensagens visuais, para deixar o hóspede se concentrar em si próprio e no ambiente à volta.

Os quartos são feitos com um simples esqueleto de barrotes em madeira 8x8 e a sua pele é feita com painéis na mesma madeira. Peças d'arte do artista arquitecto Moreno Castellano são expostas no hotel.

© Ricardo Nascimento

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Pedro, Cabo Verde

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Aquiles Eco Hotel / Ramos Castellano Arquitectos" [Aquiles Eco Hotel / Ramos Castellano Arquitectos] 23 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788020/aquiles-eco-hotel-ramos-castellano-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.