Complexo Escolar e Dormitório Estudantil Rosalind Franklin / Chartier Dalix Architectes

Complexo Escolar e Dormitório Estudantil Rosalind Franklin / Chartier Dalix Architectes - Mais Imagens+ 14

Ivry-sur-Seine, França
  • Construção: EPDC, entreprise tce
  • BET: EPDC / RFR / MEBI
  • Custos: 19,7 M€
  • HEQ: Abordagem ambiental conforme RT 2012 (normas de eficiência energética)
  • Cidade: Ivry-sur-Seine
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© David Foessel

Contexto

Este complexo escolar está localizado em Ivry, na Confluences ZAC (zona de desenvolvimento urbano), conectada a Paris por meio de um projeto de desenvolvimento urbano ambicioso que envolve a extensão das redes de transporte e de estradas.

© David Foessel

O complexo está entre as primeiras instalações entregues à ZAC. O terreno, que passou por uma grande transformação, está situado na intersecção de duas escalas urbanas: uma com paisagem aberta para o horizonte e de frente para uma planta de purificação de água (projetada por Dominique Perrault), e a outra, mais local, de um bairro inteiro que emerge, e para o qual o complexo escolar servirá de núcleo.

© David Foessel

Conceito

O complexo escolar está organizado em três "penínsulas", que formam dois playgrounds escolares voltados para o sul, garantindo o máximo de sol para as áreas mais utilizadas, ou seja, as salas de aula, circulações e parques infantis.

© Takuji Shimmura

A escola possui terraços escalonados e com vegetação. Os playgrounds voltados para o sul aproveitam ao máximo o sol e a paisagem.

Corte AA
Planta - Térreo

Um toldo metálico, que se abre gradualmente, segue o contorno suave das salas de aula, trazendo unidade aos espaços interiores e exteriores. Ele se conecta ao campo de jogos coberto e se dobra para trás ao longo do jardim. Este arranjo ajuda a separar os playgrounds do jardim e dos edifícios dos dormitórios, adjacentes ao local (que em alguns casos possuem até 7 pavimentos) e fornece sombra no verão.

© David Foessel

Este contexto oferece uma oportunidade de ensino sobre o tema da biodiversidade, principalmente por dois espaços: o jardim de ensino, concebido como um terraço acessível a partir das áreas comuns no primeiro pavimento, equipado com grandes plantadores para o cultivo de ervas e legumes; e a sala de leitura no mezanino da biblioteca, com uma vista sobre todos os terraços.

© Takuji Shimmura

Dormitório Estudantil

O dormitório estudantil foi projetado de acordo com quatro grandes princípios arquitetônicos. Primeiro de tudo, o projeto como um todo é organizado para funcionar de forma racional (superposição da estrutura e eixos técnicos) e para ser compacto. Sua distância do resto do programa (não sobrepor o telhado da escola ou do ginásio) lhe dá uma certa independência e distanciamento.

© Takuji Shimmura

O dormitório foi posicionado ao norte, o mais distante quanto possível e com um mínimo de fachadas voltadas para a avenida Jean-Jaurès. Assim, o edifício não bloqueia o sol para a escola.

Planta - 1o Pavimento

A fachada leve é composta por painéis de metal perfurado, com alguns fixos e outros deslizantes. Eles servem para filtrar as vistas a partir da rua e o sol a partir do leste e oeste.

© Takuji Shimmura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:70 Avenue Jean Jaurès, 94200 Ivry-sur-Seine, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Escolar e Dormitório Estudantil Rosalind Franklin / Chartier Dalix Architectes" [Rosalind Franklin School Complex and Student Dormitory / Chartier Dalix Architectes] 16 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787500/complexo-escolar-e-dormitorio-estudantul-rosalind-franklin-chartier-dalix-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.