Reforma do Centro Social em Creil / NOMADE Architects

Reforma do Centro Social em Creil / NOMADE Architects - Imagem 2 de 27Reforma do Centro Social em Creil / NOMADE Architects - Imagem 3 de 27Reforma do Centro Social em Creil / NOMADE Architects - Imagem 4 de 27Reforma do Centro Social em Creil / NOMADE Architects - Imagem 5 de 27Reforma do Centro Social em Creil / NOMADE Architects - Mais Imagens+ 22

Reforma do Centro Social em Creil / NOMADE Architects - Imagem 9 de 27
© Mathieu Ducros Bd

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Social George Brassens, em Creil, é conhecido como um lugar inevitável, uma muralha contra as dificuldades e uma presença fundamental nesta região sensível. O novo Centro Social da cidade de Creil foi inaugurado em abril de 2015, executado pela empresa de arquitetura NOMADE, como um marco fundamental do projeto de renovação urbana que dá um novo olhar para o Planalto Roucher.

Reforma do Centro Social em Creil / NOMADE Architects - Imagem 2 de 27
© Mathieu Ducros Bd

O desafio da renovação urbana

Durante a última década, Creil em parceria a Agência Nacional de Renovação Urbana, projetou a estratégia de renovação urbana da região Rouher. Esta área, localizada na margem esquerda do Oise, no planalto que domina a cidade, é tipicamente um grande conjunto de construções de 1960.

Reforma do Centro Social em Creil / NOMADE Architects - Imagem 14 de 27
© Mathieu Ducros Bd

Neste contexto que, em 2010, Creil iniciou dois processos de demolição e reconstrução do Centro Comercial de Dunant e do Centro Social George Brassens. O objetivo é incentivar a renovação e diversificação de funções habitacionais e urbanas, a fim de abrir a área do bairro a seus moradores. O reforço da atração comercial, da qualificação dos espaços e paisagens urbanas, bem como a modernização do centro social deve gerar uma nova centralidade para toda a região.

Reforma do Centro Social em Creil / NOMADE Architects - Imagem 6 de 27
© Mathieu Ducros Bd

Um projeto contextualizado bicéfalo

O NOMADE desenvolveu um projeto contextualizado como uma interface urbana aberta ao seu entorno, que está ligada de forma ativa ao espaço público re-qualificado. Esta abordagem foca em respeitar o desejo do proprietário do projeto de conhecer e realizar um novo centro, como um lugar de encontro, participação e apreciação da imagem do bairro. O projeto é composto por dois edifícios separados por uma circulação: esta organização não só promove uma identificação clara das duas infraestruturas, mas também define uma operação autônoma para cada uma delas.

Reforma do Centro Social em Creil / NOMADE Architects - Imagem 21 de 27
Planta Baixa

O centro comercial ocupa uma posição central na esplanada. O centro social, juntamente com o centro comercial anima o boulevard. Os dois edifícios expandem-se para um "L", de forma a consolidar uma fachada urbana na passarela, pela liberação de um bloco central mais íntimo, para um uso privado. Seu intercâmbio de arquitetura gera uma unidade urbana e uma consistência que reforça a sua legibilidade. 

Reforma do Centro Social em Creil / NOMADE Architects - Imagem 17 de 27
© Mathieu Ducros Bd

Uma arquitetura leve, tranquila e de qualidade

A arquitetura desenvolvida pelo NOMADE se baseia em dois edifícios espelhados, baixos e muito abertos, liberando um sentimento de serenidade e oferecendo uma qualidade que define a nova identidade do bairro. As cores e materiais, tais como a estrutura de concreto e as fachadas estampadas brancas, também foram selecionadas por sua qualidade e durabilidade. Esta qualidade foi identificada usando um modelo de revestimento de madeira com uma cor branca envernizada e iluminada. O objetivo principal de arquitetura destes dois edifícios foi coordenado para manter a coerência de todo o projeto.

Reforma do Centro Social em Creil / NOMADE Architects - Imagem 10 de 27
© Mathieu Ducros Bd

O centro social é caracterizado por sua transparência, gerada usando as paredes de cortina salientes iluminadas pela carpintaria de alumínio anodizado. A alternância de vidro fosco e transparência gera o ritmo da fachada. Nas carpintarias, o padrão é destacado pela implementação de painéis de alumínio perfurados fixos, que qualitativamente substituem o uso de grades de proteção e ventilam os locais. Elas criam um conjunto de reflexos metálicos, uma vibração, que melhoram a evanescência do edifício. Alterando a distância e o movimento, de acordo com o tempo, a delicada perfuração dos painéis de alumínio fortalece a percepção da arquitetura.

Reforma do Centro Social em Creil / NOMADE Architects - Imagem 27 de 27
Corte

Já o centro comercial é marcado pela implementação de painéis deslizantes na fachada. Este é também um sistema estético e técnico combinado que oferece uma alternativa fixa e funcional, para usar as portas de enrolar comerciais.

Reforma do Centro Social em Creil / NOMADE Architects - Imagem 18 de 27
© Mathieu Ducros Bd

Em coerência com o roteiro arquitetônico do centro social, uma parede-cortina se apóia na fachada do ponto de vista interno, em uma conversa dinâmica com o centro social. O aspecto linear levemente distorcido da fachada na passagem cria um lugar público com um apelo urbano.

Reforma do Centro Social em Creil / NOMADE Architects - Imagem 16 de 27
© Mathieu Ducros Bd

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Creil, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma do Centro Social em Creil / NOMADE Architects" [CREIL Social Center Renovation / NOMADE Architects] 22 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784148/reforma-do-centro-social-em-creil-nomade-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.