Galeria Claudia Andujar / Arquitetos Associados

Galeria Claudia Andujar / Arquitetos Associados - Imagem 2 de 17Galeria Claudia Andujar / Arquitetos Associados - Imagem 3 de 17Galeria Claudia Andujar / Arquitetos Associados - Imagem 4 de 17Galeria Claudia Andujar / Arquitetos Associados - Imagem 5 de 17Galeria Claudia Andujar / Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 12

  • Equipe De Projeto: Alexandre Brasil, André Luiz Prado, Bruno Santa Cecília, Carlos Alberto Macie, Paula Zasnicoff, Ana Carolina Vaz
  • Colaboração: Paula Bruzzi Berquó, Rafael Gil Santos, Nathalia Gama, Thaisa Nogueira
  • Cidade: Brumadinho
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Galeria Claudia Andujar / Arquitetos Associados - Imagem 2 de 17
© Leonardo Finotti

 A Galeria Claudia Andujar, em Inhotim, foi projetada para receber a obra fotográfica da artista radicada no Brasil. O edifício localiza-se em uma encosta densamente arborizada com acesso por trilhas em meio à vegetação. A topografia define um pequeno promontório que descortina vistas da paisagem circundante. Esta localização informa a estratégia de implantação, que recorta o terreno na parte alta, a fim de reduzir a presença do volume edificado, e destaca a presença singular de três elementos que se projetam sobre a encosta, direcionados para diferentes visadas da mata. 

Galeria Claudia Andujar / Arquitetos Associados - Imagem 4 de 17
© Leonardo Finotti

Esta diferenciação entre uma parte assentada sobre o chão recortado e outra parte elevada busca um equilíbrio entre a necessária discrição da maior porção edificada e a presença marcante de elementos destacados que identificam a galeria na paisagem, evitando qualquer intento de mimetismo. O edifício se organiza em um único nível, em uma sequência de salas definida em estrita colaboração com a Curadoria do Instituto. A área expositiva se divide em três conjuntos principais, intercalados com ambientes de transição que promovem a mediação entre espaços expositivos e paisagem. A variedade dos espaços expositivos é assegurada pela exploração da alternância entre introspecção e abertura, visadas para o exterior e para o pátio interno, espaços de grande escala e dimensões intimistas, presença de luz artificial e iluminação natural.

Galeria Claudia Andujar / Arquitetos Associados - Imagem 10 de 17
© Leonardo Finotti
Galeria Claudia Andujar / Arquitetos Associados - Imagem 13 de 17
Planta
Galeria Claudia Andujar / Arquitetos Associados - Imagem 7 de 17
© Leonardo Finotti

A escassa paleta de materiais explora as texturas dos planos de vedação em tijolos artesanais requeimados, desenhando sombras que repercutem a densidade e variedade da luz filtrada da mata circundante.

Denominada pelos índios Yanomamis presentes no dia de sua inauguração de Maxita Yano - casa de barro, na língua Yanomami - a galeria propõe, em sua materialidade, espacialidade e luz, uma interpretação ampliada das relações possíveis entre arquitetura e natureza.

Galeria Claudia Andujar / Arquitetos Associados - Imagem 5 de 17
© Leonardo Finotti

Originalmente publicado em Março 16, 2016

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brumadinho, Brumadinho - MG, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Galeria Claudia Andujar / Arquitetos Associados" [Claudia Andujar Art Gallery / Arquitetos Associados] 01 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783829/galeria-claudia-andujar-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.