Torre BBVA Bancomer / LEGORRETA + LEGORRETA + Rogers Stirk Harbour + Partners

Torre BBVA Bancomer / LEGORRETA + LEGORRETA + Rogers Stirk Harbour + Partners - Imagem 2 de 28Torre BBVA Bancomer / LEGORRETA + LEGORRETA + Rogers Stirk Harbour + Partners - Imagem 3 de 28Torre BBVA Bancomer / LEGORRETA + LEGORRETA + Rogers Stirk Harbour + Partners - Imagem 4 de 28Torre BBVA Bancomer / LEGORRETA + LEGORRETA + Rogers Stirk Harbour + Partners - Imagem 5 de 28Torre BBVA Bancomer / LEGORRETA + LEGORRETA + Rogers Stirk Harbour + Partners - Mais Imagens+ 23

Cidade do México, México
  • Desenho Arquitetônico: LegoRogers (colaboração entre Legorreta + Legorreta [ahora LEGORRETA ®] + Rogers Stirk Harbour + Partners)
  • Cliente: Grupo Financiero BBVA Bancomer
  • Equipe Legorreta + Legorreta (Legorreta ®): Ricardo Legorreta, Víctor Legorreta, Miguel Almaraz, Adriana Ciklik, Carlos Vargas, Miguel Alatriste, Víctor Figueroa, Mariana Gómez, José Luis Barrera, Gerardo Martínez, Alejandro Ramírez, Guillermo Mateos, Óscar Islas, José Luis Corona, Diego Cuevas, Armando Echávez, Satoshi Kawakami, Tania Bárcena, Andres Martinez – Lanz, Jorge Vallarta, Alejandro Zamna, Francisco Espinosa, Samuel Corona, Lourdes del Val, Daniela Muñoz, Emmanuel Pérez, Fernanda Argüello, Luis Antonio Oviedo, Álvaro Hernández, Margarita Castro, Xavier Valladares, Berenice Corona, Gerardo González, Francisco Toledo, Roberto López, Noé Báez, Miguel Ángel Aguilar, Ivan Torrejón, Regina Martínez, Francisco Arellano, Oswaldo Anaya, Fredy López e Joel Rojas.
  • Equipe Rogers Stirk Harbour + Partners: Richard Rogers, Graham Stirk, Ivan Harbour, Mike Davies, Lennart Grut, Andrew Morris, Richard Paul, Ian Birtles, Simon Smithson, Tracy Meller, John McElgunn, Stephen Barrett, Andrew Tyley, Stephen Light, James Leathem, Georgina Robledo, Mark Darbon, Mark Gorton, Douglas Paul, Dennis Austin, Matt Cooper, Benjamin Darras, Michael Hughes, Dirk Krolikowski, Leonardo Pelleriti, Barbara Perez, James Stoops, Simon Tonks e Alex Zimmerman.
  • Design De Interiores: LegoRogers / Skidmore Owins & Merril (SOM)
  • Desenho Estrutural: ARUP, Colinas de Buen S.A. de C.V.
  • Instalações Hidrosanitárias: ARUP, Garza Maldonado y Asociados S.C.
  • Ar Condicionado: DYPRO S.A. de C.V.
  • Segurança: LOGEN S.A. de C.V.
  • Consultoria De Incêndio: LOGEN S.A. de C.V.
  • Acústica: Saad Acústica S.A. de C.V.
  • Sinalização: Rommy Serrano
  • Consultoria De Estacionamentos: Walker Parking Consultant
  • Consultoria Geotécnica E Topográfica: Ingeniería Experimental
  • Consultoria De Helipontos: ATG Ing.,
  • Consultoria De Impacto De Tráfico: ITT
  • Consultoria De Urbanismo E Meio Ambiente: Asesoría Urbana
  • Cozinha: Grupo Lux
  • Multimídia: Saad Acústica S.A. de C.V.
  • Consultoria Leed: HKS Inc
  • Consultoria De Fachada: DYPRO S.A. de C.V.
  • Proteção Contra Incêndios: ARUP
  • Transporte Vertical: ARUP
  • Instalações Elétricas: ARUP, DEC
  • Estudo Do Túnel De Ventos: RWDI Consulting Engineers
  • Consultoria De Códigos E Regulamentos: Luis Rosales
  • Renders: DECC
  • Paisagismo: Espacios Verdes S.A. de C.V.
  • Orçamento: Ingeniería de Proyectos y Supervisión (INPROS S.A. de C.V.)
  • Construção: Turner Construction Company, Marhnos Construcciones S.A. de C.V.
  • Número De Pavimentos: 50 pavimentos térreo + 3 pavimentos técnicos
  • Altura Total: 235 metros
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Torre BBVA Bancomer / LEGORRETA + LEGORRETA + Rogers Stirk Harbour + Partners - Imagem 11 de 28
© Lourdes Legorreta

Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta nasceu da localização do terreno e seu senso de lugar para construir um edifício que fosse ao encontro das aspirações do BBVA Bancomer para a sua nova sede na Cidade do México. A torre é baseada na reinterpretação da organização tradicional do espaço de escritório, oferecendo uma variedade de novos ambientes de trabalho para todos, enriquecendo o modelo universal de espaço comercial. Assim propusemos uma arquitetura que promove um senso de comunidade e que dá ao espaço um ambiente mais saudável e eficiente.

Torre BBVA Bancomer / LEGORRETA + LEGORRETA + Rogers Stirk Harbour + Partners - Imagem 12 de 28
© Roland Halbe

Localizado na Avenida Paseo de la Reforma, a torre marca a entrada para o Bosque de Chapultepec com vistas para os jardins elevados de frente para a cidade e para o bosque. A arquitetura fornece um sentido de comunidade e interação entre os funcionários. No térreo, uma entrada de altura tripla monumental na esquina com a Paseo de la Reforma liga as operações diárias da agência bancária com atividades comerciais no nível executivo que se desenvolvem nos pavimentos mais elevados.

Torre BBVA Bancomer / LEGORRETA + LEGORRETA + Rogers Stirk Harbour + Partners - Imagem 26 de 28
Corte

A partir do hall de entrada, os elevadores de vidro panorâmicos de frente para o bosque levam os visitantes e funcionários até sky lobby no 12o pavimento. Este espaço tira proveito da localização privilegiada da torre e fornece uma janela para a cidade e o para o parque. Esta área conecta o salão com terraços com vistas do Chapultepec. Exposições e eventos terão lugar no lobby, no auditório e na cafeteria. Neste pavimento há controles de segurança que separam os espaços públicos dos espaços privados no interior do edifício.

Torre BBVA Bancomer / LEGORRETA + LEGORRETA + Rogers Stirk Harbour + Partners - Imagem 5 de 28
© Lourdes Legorreta

Os executivos entram no edifício através de um hall de entrada separado no térreo, com acesso para veículos, destinados a assegurar um elevado nível de segurança e privacidade. O elevador executivo oferece acesso direto aos níveis executivos e acesso discreto às áreas públicas, incluindo o heliporto.

Torre BBVA Bancomer / LEGORRETA + LEGORRETA + Rogers Stirk Harbour + Partners - Imagem 4 de 28
© Lourdes Legorreta

O layout do edifício gira em torno de um núcleo leve com sistema de contraventamento estrutural para a flexibilidade no espaço de escritórios. O arranjo espacial interno responde à geometria e localização do edifício no terreno. Os serviços de estrutura e núcleo correm na diagonal e permitem uma reinterpretação do espaço de escritório tradicional, fornecendo uma variedade de espaços de trabalho organizados de forma eficiente para todos os funcionários.

Torre BBVA Bancomer / LEGORRETA + LEGORRETA + Rogers Stirk Harbour + Partners - Imagem 19 de 28
Planta Baixa

Uma série de jardins elevados, localizado ao longo da torre, aumentam a riqueza e variedade de espaços. Estes jardins foram distribuídos em nove pavimentos, oferecendo a possibilidade de agrupar os locais de trabalho em comunidades verticais com vista para o exterior. Eles fornecem pontos focais aos funcionários para criar um senso de trabalho comunitário que enfatiza a cultura da BBVA Bancomer.

Torre BBVA Bancomer / LEGORRETA + LEGORRETA + Rogers Stirk Harbour + Partners - Imagem 7 de 28
© Lourdes Legorreta

Os pavimentos executivos foram agrupados em torno do jardim localizado no ponto mais alto. Nestes pavimentos que se pode encontrar salas com a capacidade de abrirem-se para o terraço e aumentar seus espaços externos. Os pavimentos superiores dedicados aos escritórios executivos se beneficiam de uma vista espectacular sobre a cidade.

Torre BBVA Bancomer / LEGORRETA + LEGORRETA + Rogers Stirk Harbour + Partners - Imagem 20 de 28
Planta Sky Lobby

A Torre possui 78.800 metros quadrados de área de escritórios para o BBVA Bancomer e pode acomodar até 4.500 funcionários.

Torre BBVA Bancomer / LEGORRETA + LEGORRETA + Rogers Stirk Harbour + Partners - Imagem 18 de 28
© Roland Halbe

A Torre BBVA Bancomer foi concebida com base em certos princípios e qualidades que correspondem ao seu contexto urbano e à sua relação com o ambiente natural que o rodeia, bem como dos usuários e suas necessidades de espaços estéticos, flexíveis e que não negligenciem os aspectos funcionais .

Torre BBVA Bancomer / LEGORRETA + LEGORRETA + Rogers Stirk Harbour + Partners - Imagem 9 de 28
© Ma. Dolores Robles Martínez G

A eficiência do uso dos recursos foi reforçada estudando as diferentes orientações do sol. O desenho da fachada foi inspirado nas tradições mexicanas e seu patrimônio arquitetônico. A geometria da estrutura diagonal foi usada para criar um quadro de treliças que protegem a fachada da luz e do calor do sol, que contribuiu para a certificação LEED Ouro. As fachadas responder às diferentes orientações solares, proporcionando variações em suas aberturas. Utilizamos, sempre que possível, materiais locais e soluções arquitetônicas e de engenharia de vanguarda no uso de energia e de mínimo impacto ao meio ambiente.

Torre BBVA Bancomer / LEGORRETA + LEGORRETA + Rogers Stirk Harbour + Partners - Imagem 3 de 28
© Mark Gorton

Estratégias como reciclagem de 100% da água da chuva e de águas residuais, uso de filtros de ar frio do exterior para evitar o uso de ar condicionado e iluminação com projetores LED são alguns exemplos da resposta ao meio ambiente.

Torre BBVA Bancomer / LEGORRETA + LEGORRETA + Rogers Stirk Harbour + Partners - Imagem 24 de 28
Fachada

O edifício mostra legibilidade arquitetônica, onde se mostra respeito pelos ritmos e formas, e onde a essência da luz e sombra são baseadas na escala humana. Ele procura a melhor qualidade de vida possível para as pessoas, tendo espaços com luz natural, grandes alturas e acessos às áreas externas, como jardins e pátios. As áreas comuns dos funcionários, como a cafeteria (localizada no último pavimento do edifício de estacionamento, com vistas deslumbrantes para o bosque e capacidade para até 900 pessoas), no auditório (com capacidade para 233 pessoas) e outras, foram projetadas para permitir uma maior interação entre as pessoas, promovendo um senso de comunidade em um ambiente mais humano.

Torre BBVA Bancomer / LEGORRETA + LEGORRETA + Rogers Stirk Harbour + Partners - Imagem 13 de 28
© Roland Halbe

A arquitetura da Torre BBVA Bancomer é um produto da cultura cultura mexicana, criando um diálogo entre os aspectos mais tradicionais com outros pertencentes à cena contemporânea. O edifício pretende representar a posição de liderança, força e inovação que sempre caracterizou o BBVA Bancomer. Sem ostentação ou de maneira pretensiosa, mas através de um edifício com um bom design, eficiente e contribuindo para a cidade por uma melhor qualidade de vida de seus usuários.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Torre BBVA Bancomer, Juárez, 06600 Cidade do México, Distrito Federal, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Torre BBVA Bancomer / LEGORRETA + LEGORRETA + Rogers Stirk Harbour + Partners" [Torre BBVA Bancomer / Rogers Stirk Harbour + Partners + LEGORRETA] 08 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783266/torre-bbva-bancomer-legorreta-plus-legorreta-plus-rogers-stirk-harbour-plus-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.