Quattro / Luciano Lerner Basso

Quattro / Luciano Lerner Basso - Imagem 2 de 29Quattro / Luciano Lerner Basso - Imagem 3 de 29Quattro / Luciano Lerner Basso - Imagem 4 de 29Quattro / Luciano Lerner Basso - Imagem 5 de 29Quattro / Luciano Lerner Basso - Mais Imagens+ 24

Caxias do Sul, Brasil
Quattro / Luciano Lerner Basso - Imagem 12 de 29
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Caxias do Sul nos últimos trinta anos consolidou-se como o segundo maior polo metal-mecânico do Brasil. Nesse período sua população urbana passou de 290 mil habitantes para cerca de 500 mil habitantes, tornando-se a principal cidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul.

Quattro / Luciano Lerner Basso - Imagem 28 de 29
Corte

Como consequência do crescimento demográfico a população de classe média migrou para bairros periféricos, onde encontram-se terrenos com valores mais baixos e sob a permissividade da legislação urbanística municipal áreas onde predominavam habitações unifamiliares foram tomadas pela construção de edifícios de apartamentos. Empreendimentos, estes, em sua maioria, promovidos por especuladores imobiliários pouco preocupados com a qualidade arquitetônica.

Quattro / Luciano Lerner Basso - Imagem 14 de 29
© Marcelo Donadussi

Dentro desse contexto encontra-se o Quattro, um edifício de apartamentos de pequena escala, distante cerca de 15 km do centro de Caxias do Sul, no bairro de Ana Rech. Situado em um lote com doze metros de testada e trinta metros de profundidade, com orientação solar leste-oeste e um declive de cerca de quatro metros desde o alinhamento até o fundo do terreno.

Quattro / Luciano Lerner Basso - Imagem 15 de 29
© Marcelo Donadussi

O prédio possui cerca de 890 m2 de área construída e nele o arquiteto atuou não apenas como projetista, mas também como promotor imobiliário e construtor, explorando a oportunidade de propor possibilidades diversas aos moldes tradicionais do mercado imobiliário.

Quattro / Luciano Lerner Basso - Imagem 25 de 29
Planta Baixa
Quattro / Luciano Lerner Basso - Imagem 26 de 29
Planta Baixa

O edifício possui seis pavimentos nos quais estão distribuídas as vagas de estacionamento, uma pequena sala de uso condominial e sete unidades habitacionais. Estas divididas em três tipologias distintas com áreas que variam entre 50 e 110 metros quadrados e plantas que buscam romper a divisão tradicional do espaço doméstico e permitem aos moradores a definição da distribuição e do uso do espaço, atendendo a uma pluralidade de perfis familiares e econômicos.

Quattro / Luciano Lerner Basso - Imagem 5 de 29
© Marcelo Donadussi

As soluções formais são marcadas por linhas simples e formas puras. Uma arquitetura que respeita a escala do bairro e materializa a busca do arquiteto pela exatidão, rigor e economia de meios. Concentrando-se na lógica geométrica e construtiva e na relação do homem com o entorno imediato e com a poesia do objeto edificado.

Quattro / Luciano Lerner Basso - Imagem 17 de 29
© Marcelo Donadussi

O projeto e a incorporação do Quattro, uma edificação com programa ordinário e recursos limitados, apresenta-se como um exercício de reflexão sobre a forma como os arquitetos são capazes de assumir o processo de produção imobiliária propondo alternativas para os edifícios de habitação multifamiliar e para conformação do tecido urbano.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Caxias do Sul, Caxias do Sul - RS, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Quattro / Luciano Lerner Basso" [Quattro / Luciano Lerner Basso] 26 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781918/quattro-luciano-lemer-basso> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.